Neftalí Sillero, investigador auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, desenvolve a sua atividade no Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros.

Neftalí Sillero, investigador auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), é o autor do Novo Atlas de Anfíbios e Reptéis da Europa (NA2RE – New Atlas of Amphibians and Reptiles of Europe), publicado na revista científica Amphibia-Reptilia como um guia para a distribuição destas espécies ao longo da Europa.

Desenvolvida em parceria com Luís Gonçalves-Seco e Fátima Sousa, no Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais (CICGE) da U.Porto, a nova versão do Atlas resulta da evolução da versão que a Sociedade Herpetologica Europeia (SEH) publicou em 1997 e reeditou em 2004.

Aliada à publicação do novo Atlas, a Amphibia-Reptilia publicou, ainda, uma base de dados desenvolvida em colaboração com os membros do CICGE, que permite a visualização em tempo real do estado de conhecimento atual da distribuição de cada espécie.

O website do NA2RE, onde foi usada a mais recente tecnologia de open-source em web-mapping para criar uma plataforma inovadora, de baixo custo e fácil de usar, reúne mais de 384 mil registos de 40 países e as informações de 28 bases de dados de várias sociedades europeias que se debruçam sobre o estudo destas espécies, fazendo deste Atlas o maior e mais especializado na área a nível europeu.

O projeto NA2RE é uma iniciativa do Comité de Mapeamento da Sociedade Herpetologica Europeia que conta, também, com o apoio do Instituto Universitário da Maia (ISMAI).

Sobre Neftalí Sillero

Neftalí Sillero Pablos naceu em Salamanca, em agosto de 1975. Foi também nesta cidade que se licenciou em Biologia(1998) e que concluiu o mestrado em Ciência na Ecologia (2002) com a tese “Respuestas antidepredadoras en cinco especies de Lacertidae ibéricos”, na qual obteve o grau  Excellent cum Laudem. O mesmo grau de mérito foi dado ao estudo “Application of Remote Sensing and Geographical Information Systems in the Biogeography of Iberian Amphibians and Reptiles”, que fez parte do seu doutoramento na Universidade de León, em 2006.

Atualmente, é colaborador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto e membro do Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais (CICGE) da Faculdade de Ciências da U.Porto.