Pedro Correia, paleontólogo e investigador do Instituto de Ciências da Terra (ICT), sediado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), acaba de descobrir, na Bacia Carbonífera do Douro, em Gondomar, um fóssil de um novo grupo de plantas com 300 milhões de anos.

“O novo fóssil batizado de Iberisetum wegeneri representa um novo género e uma nova espécie de um grupo extinto de plantas esfenopsídeas (articuladas) primitivas, um grupo ancestral distante do atual Equisetum”, explica o investigador doutorado em Geociências pela FCUP.

E que características apresenta esta planta? De acordo com Pedro Correia, as suas bainhas foliares (parte da planta que se prende ao caule) funcionavam como uma espécie “painéis solares”, onde as folhas estavam orientadas para o Sol a fim de maximizar a captura de luz para a fotossíntese da planta primitiva.

“Esta morfologia funcional é o resultado de uma adaptação evolutiva das plantas residentes às condições climáticas e ecológicas restritas aos ambientes intramontanhosos da Bacia do Douro”, descreve.

A descoberta, publicada recentemente na revista Historical Biology, comprova assim que os ambientes intramontanhosos da bacia do Douro tinham um clima muito próprio que favoreceu o aparecimento de espécies que são endémicas àquele local.

A nova espécie designa-se Iberisetum wegeneri em homenagem ao geólogo e meteorologista alemão Alfred Wegener, autor da famosa teoria “Deriva Continental”, apresentada na década de 1910.

A paixão pelos fósseis

Esta não é a primeira vez que Pedro Correia se destaca pela descoberta de fósseis de novas espécies de plantas e insetos desconhecidas para a Ciência. Em 2020, o paleontólogo português já tinha publicado a descoberta de um outro fóssil de uma nova espécie de cavalinha – a Annularia paisii –  que traz novidades sobre como era a relação entre plantas e insetos há cerca de 300 milhões de anos.

Um ano antes, em 2019, Pedro Correia descobriu, em conjunto com a sua equipa, uma outra espécie de planta fóssil nos afloramentos carboníferos de São Pedro da Cova. A nova espécie foi batizada com o nome de Annularia noronhaiem homenagem ao geólogo e antigo docente da FCUP, Fernando Noronha.

No ano passado, o investigador da FCUP foi também notícia pela descoberta de um estudo no prestigiado jornal Scientific Reports (Nature Research), em que revela novos detalhes sobre o supercontinente Pangeia que deu origem à Terra tal qual hoje a conhecemos.

Pedro Correia é doutorado em Geociências pela FCUP. (Foto: DR)