“Qual é a arquitetura do bacalhau? É óbvio que um peixe não constrói edifícios, mas as suas características biológicas geram arquitetura”. A hipótese é avançada por André Tavares e Diego Inglez de Souza em Arquitectura do Bacalhau e Outras Espécies. Uma Leitura Crítica da Paisagem Construída pelas Pescas Portuguesas , obra que propõe uma reflexão em torno da paisagem construída pelas pescas em Portugal.

Editado pela Dafne Editora, este livro é uma síntese da primeira etapa do projeto de investigação ‘Fishing Architecture‘, que teve início em 2017, com coordenação de André Tavares, investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU/FAUP). Já este ano, o projeto conquistou um financiamento do European Research Council (ERC) de 2 milhões de euros, por forma a expandir ao Atlântico Norte as hipóteses anunciadas.

Neste ensaio, os autores focam-se então na costa portuguesa “para compreender as relações dinâmicas entre a construção em terra e a instabilidade dinâmica dos ecossistemas marinhos (…). Através de várias chaves de leitura, da biologia dos animais às tecnologias da pesca e processamento do pescado, da política às práticas de consumo, é possível compreender a que ponto os peixes deram forma à construção da paisagem e do território e, em paralelo, como essa transformação aumentou a pressão ecológica sobre o mar”.

O trabalho resulta de uma investigação desenvolvida no Lab2PT, Universidade do Minho, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR).

O livro Arquitectura do Bacalhau e Outras Espécies. Uma Leitura Crítica da Paisagem Construída pelas Pescas Portuguesas vai ser apresentado em Lisboa, no dia 24 de novembro, pelas 18h30, no Centro Cultural de Belém / Garagem Sul. A sessão contará com leitura e comentários de Mariana Pestana.

Estão igualmente previstas sessões de apresentação para o Museu Marítimo de Ílhavo (26 de novembro, às 18h00) e para o Cinema Passos Manuel, no Porto (7 de dezembro, às 21h30).