Pedro Soares, investigador de pós-doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) a trabalhar no Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), acaba de conquistar uma bolsa individual ‘Marie Skłodowska-Curie’, no valor de 160 mil euros. O valor será aplicado num estudo que visa o desenvolvimento de novos fármacos para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Atualmente não existe cura para a ELA e os fármacos utilizados na terapia visam apenas um tratamento sintomático, aumentando a esperança de vida dos pacientes entre três a quatro meses. Através do projeto MTD4ALS – Development of inovative multi-target drugs for ALS, agora apoiado pela Comissão Europeia, Pedro Soares espera então validar uma nova solução terapêutica que permita  levar à descoberta de novos fármacos.

Com início previsto para junho de 2020, o projeto tem a FCUP como instituição de acolhimento e terá a supervisão da docente da FCUP e também investigadora no CIQUP, Fernanda Borges.

Sobre as Bolsas Marie Curie

Pedro Soares, 32 anos, junta assim o seu nome ao lote de investigadores da U.Porto distinguidos pela Comissão Europeia com as bolsas Marie Curie. Inspiradas no nome da cientista franco-polaca galardoada com dois Prémios Nobel e reputada pelo seu trabalho no domínio da radioatividade, as Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) tem como propósito melhorar o potencial criativo e inovador de investigadores em todas as fases da carreira, independentemente da sua nacionalidade.

Para se conseguir uma destas bolsas é necessário comprovar um currículo excecional no que diz respeito a investigação, publicações, ações de divulgação e formação, e reconhecimento internacional. As propostas são depois avaliadas por um painel de especialistas independentes e classificadas de acordo com a sua excelência, impacto, e qualidade e eficiência da sua aplicação.

Sobre Pedro Soares

Licenciado (2010) e mestre (2011) em Química pela Faculdade de Ciências da U.Porto, Pedro Soares (1987) rumou ao Reino Unido em 2014, para desenvolver o seu trabalho de doutoramento – que concluiria em 2018 – em Ciências da Vida, com especialização em Química Medicinal e Química Biológica, na School of Life Sciences da Universidade de Dundee (Escócia).

Ainda em 2118, regressa à sua alma mater como investigador no grupo de Química Medicinal do CIQUP, onde já havia estado entre 2012 e 2013, como bolseiro de investigação. Ali, tem vindo a contribuir para o desenvolvimento de novas soluções terapêuticas para doenças neurodegenerativas, entre as quais a ELA.

Apesar da sua ainda curta carreira, é autor de várias publicações em revistas científicas de topo na área de química medicinal e química biológica. Em fevereiro de 2019, conquistou o prémio de melhor comunicação em póster na 3ª edição da MuTaLig COST Action para jovens investigadores, que decorreu na Faculdade de Farmácia da Universidade de Paris Descartes.