A Universidade do Porto é uma das 100 que desenvolvem mais e melhor investigação científica a nível mundial nas áreas da Farmacologia e Toxicologia, Ciências Agrárias, Ciências dos Animais e Plantas, Engenharia Química e Ambiente e Ecologia. A conclusão ressalta da mais recente edição do “Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities” – mais conhecido como NTU Ranking 2022 -, considerado um dos principais “barómetros” internacionais no que toca ao desempenho científico das instituições de ensino superior.

Elaborado pela National Taiwan University com base na avaliação de mais de 4000 instituições de todo o mundo, este ranking é concebido com base em três critérios fundamentais: a produtividade (com um peso de 25% na pontuação); o impacto (35%) e a excelência da investigação científica (40%) produzida pelas instituições nos últimos 11 anos (2011-2022).

Do desempenho da U.Porto no NTU Ranking 2021, há desde logo a destacar a subida de três lugares no ranking geral face à edição anterior. A Universidade passa agora a fixar-se na 220.ª posição mundial (a segunda melhor de sempre, apenas superada pelo 218.º lugar alcançado em 2018), 91.ª da Europa e 7.ª do espaço iberoamericano.

Numa análise aos seis domínios do conhecimento (By Field) avaliados pelo NTU Ranking 2022, a U.Porto surge entre as melhores em todos.

Tal como em edições anteriores, a Universidade volta a registar a melhor prestação no campo da Agricultura, classificando-se agora na 81.ª posição a nível mundial. A U.Porto destaca-se ainda nos domínios das Ciências da Vida (169.ª posição), Engenharia (229.ª), Medicina (232.ª), Ciências Sociais (240.ª) e Ciências Naturais (entre as 301 e as 350 melhores).

Cingindo a análise às áreas científicas (By Subject), a U.Porto surge posicionada em 23 (em 27 possíveis) – mais quatro que na edição anterior -, para além de registar uma subida em cinco delas e de se estrear em duas.

A Universidade alcança a sua melhor posição no campo da Farmacologia e Toxicologia, onde escala sete lugares até à posição 33 a nível mundial e 7.ª a nível europeu. A investigação da U.Porto destaca-se igualmente no “top 100″ mundial” nas áreas de Ciências Agrárias (39.ª), Ciências dos Animais e Plantas (86.ª), Engenharia Química (86.ª) e Ambiente e Ecologia (98.ª).

Realce também para a subida nos rankings de Engenharia Civil (121.ª era 139.ª), Ciência Espacial (128.ª, era 183.ª), Biologia e Bioquímica (154.ª, era 160.ª) e Microbiologia (164.ª, era 167.ª) e  para a estreia no “top mundial” em Engenharia Biomédica (132.ª) e Ciências Sociais (224.ª).

A U.Porto destaca-se ainda em mais 12 áreas científicas avaliadas pelo NTU Ranking 2022. São elas: Engenharia Mecânica (118), Ciência e Engenharia do Ambiente (125), Biologia Molecular e Genética (158), Imunologia (199), Ciência e Engenharia da Energia (205), Medicina Clínica (225), Química (196), Ciência de Computadores (267), Ciência de Materiais (279), Engenharia Elétrica (301-350), Matemática (301-350) e Física (451-500).

… e de Portugal

Numa análise comparativa com as restantes universidades portuguesas classificadas no NTU Ranking 2021, a Universidade do Porto é, a par da Universidade de Lisboa, a instituição mais representada nas diferentes áreas científicas avaliadas (ambas com 23).

A U.Porto destaca-se igualmente na liderança nacional – isolada ou partilhada – em oito áreas. A saber: Biologia e Bioquímica, Biologia Molecular e Genética, Ciência Espacial, Ciências Agrárias, Farmacologia e Toxicologia, Imunologia, Medicina Clínica e Microbiologia.

O NTU Ranking 2022 é liderado pela Universidade de Harvard (EUA), seguida das universidades de Stanford (EUA), Londres (Reino Unido), Oxford (Reino Unido), e Johns Hopkins (EUA).

No topo da Ciência

Responsável por cerca de um quarto de toda a produção científica produzida em Portugal, a Universidade do Porto conta atualmente com 48 unidades de investigação, tendo 43 delas (90%) recebido as classificações “Excelente” ou “Muito Bom” nas últimas avaliações independentes da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Em 2021, a U.Porto viu ainda aprovadas 17 candidaturas no mais recente Concurso para atribuição de Estatuto de Laboratório Associado (LA), promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). No seu conjunto, estes 17 Laboratórios Associados mobilizam um total de 4458 investigadores doutorados e vão receber um financiamento complementar de 10,2 milhões de euros anuais, ao longo dos próximos cinco anos.

Números que se traduzem no desempenho da Universidade nos mais importantes rankings internacionais de produção científica no Ensino Superior. Para além do NTU Ranking, a U.Porto registou recentemente uma das melhores prestações de sempre no conceituado ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects.

São também da Universidade quatro dos investigadores mais influentes do mundo, de acordo com o índice “Highly Cited Researchers” 2021, elaborado pela Clarivate Analytics.