Um artigo assinado por vários investigadores da Universidade, e centrado na investigação em transportes, foi  recentemente distinguido com a primeira edição do “The George N. Saridis Best Transactions Paper Award for Outstanding Research”, destinado aos artigos com maior impacto científico, publicados na revista IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems, do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), a maior organização profissional do mundo.

Publicado em setembro de 2013, o artigo agora premiado – e intitulado “Predicting taxi-passenger demand using streaming data” – apresenta uma nova metodologia para prever a distribuição espacial de passageiros de táxi para um horizonte de tempo de curto prazo usando dados de streaming.

Para o efeito, os investigadores começaram por agregar as informações numa série temporal de histograma. Em seguida, foram combinadas três técnicas de previsão de série temporal para originar uma previsão. Finalmente, foram realizados testes experimentais utilizando os dados online transmitidos por 441 veículos de uma frota que circula na cidade do Porto, Portugal.

Uma mudança de paradigma na investigação em transportes

Os resultados  do trabalho demonstraram que a estrutura proposta pode fornecer uma visão eficaz sobre a distribuição espaço-temporal da procura de táxi-passageiro para um horizonte de 30 minutos, permitindo assim aumentar a sustentabilidade das empresas que prestam serviços de táxi.

De acordo com João Gama, João Mendes Moreira e Luís Moreira-Matias, todos eles investigadores do INESC TEC, o artigo foi pioneiro em antecipar a mudança de paradigma na investigação em transportes que ocorreu na última década e que é transversal a várias áreas do saber.

“Passamos de ser “model-based” – em que tentávamos desenhar manualmente modelos matemáticos que explicam os fenómenos que ocorrem a nossa volta – para ser “data driven” – em que desenhamos algoritmos para criar esses modelos automaticamente a partir de grandes quantidades de dados reais que descrevam realizações históricas desses mesmos fenómenos”, explicam os autores.

João Gama e João Mendes Moreira são também docentes da Faculdade de Economia (FEP) e da Faculdade de Engenharia (FEUP), respetivamente. O artigo contou ainda com os contributos de Michel Ferreira e Luís Damas, docente e antigo docente da Faculdade de Ciências (FCUP), e investigadores da Geolink, empresa spin-off da investigação desenvolvida dentro do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP.

Sobre o prémio

Criado em homenagem ao investigador grego George N. Saridis (1931–2006), pioneiro nos domínios do controlo inteligente, robótica e sistemas de transporte inteligentes, o The George N. Saridis Best Transactions Paper Award for Outstanding Research premeia os artigos publicados na IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems, com maior impacto e mais citados no Google Scholar.

Esta primeira edição do prémio distinguiu os artigos com mais impacto entre 2014 e 2017. No caso do artigo desenvolvido na U.Porto, foi destacado na categoria “Outstanding Research” relativa ao ano de 2016.

Mais informações aqui.