O docente e investigador Bruno Loff, do Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, acaba de ser distinguido pelo European Research Council (ERC) com uma Starting Grant no valor de de 1,5 milhões de euros.

A desenvolver ao longo dos próximos cinco anos, o projeto premiado visa “avançar o estado da arte na área de Complexidade Computacional, uma área de Teoria da Computação que almeja entender quais são os recursos computacionais (tempo, memória, comunicação) necessários para resolver problemas computacionais”.

“O objetivo último da área é mostrar que certas tarefas computacionais são difíceis de resolver de forma eficiente. Por exemplo, gostaríamos de um dia conseguir demonstrar matematicamente a segurança de vários sistemas computacionais que todos nós utilizamos diariamente, como hashing, pseudo-aleatoriedade, encriptação, assinaturas digitais, criptomoedas, etc. Neste momento estamos muito longe disso”, admite o investigador.

Para tentar encontrar as respostas que procura, Bruno Loff  vai ter a oportunidade de liderar a sua própria equipa de investigação composta por mais dois investigadores pós-doutorais e dois estudantes de mestrado e de doutoramento. Mas mais do que isso, “o financiamento [do ERC] permite-me realizar um sonho profissional meu: criar em Portugal um grupo de pessoas com quem posso conversar sobre os temas da minha área”.

Para além da relevância a nível pessoal, o doente da FCUP encara a bolsa do ERC como um “bom sinal” do trabalho que é desenvolvido no Departamento de Ciência de Computadores. “Um departamento excecional de entre os departamentos de informática de Portugal, devido à sua grande aposta na área de Teoria da Computação”, apresenta Bruno Loff, que realça ainda o momento “excelente” por que passa a investigação da Universidade.

Sobre Bruno Loff

Mestre em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (2007), Bruno Loff doutorou-se em Matemática e Ciência de Computadores no Centrum voor Wiskunde en Informatica (CWI), associado à Universidade de Amsterdão, com uma tese na área da em Teoria da Computação (2008-2014).

Seguiu-se um pós doutoramento na mesma área, na Univerzita Karlova (Charles University), em Praga, onde esteve entre 2015 e 2016.

Em 2017,  juntou-se – como investigador pós-doutoral com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) – ao DCC/FCUP, atraído pela “qualidade da formação em Teoria da Computação” ali oferecida.

“O departamento foi fundado pelo Luís Damas, o Miguel Felgueiras, e o Armando Matos, todos eles com investigação forte em Teoria da Computação, e a sua influência sente-se ainda hoje, na qualidade da formação oferecida no departamento, e na relevância que essa área mantém nas decisões de contratação”, refere Bruno Loff, que é professor auxiliar do DCC/FCUP desde março de 2020.

U.Porto no topo da investigação europeia

Com a bolsa atribuída a Bruno Loff, sobe para cinco o número de investigadores da U.Porto distinguidos em 2022 com as prestigiadas bolsas de investigação do European Research Council .

Desde a sua criação, em 2007, este programa da União Europeia já apoiou 17 cientistas da Universidade, no que representa um financiamento superior a 25 milhões de euros, distribuídos por 11 Starting Grants, quatro Consolidator Grants e duas Advanced Grants.

No caso específico das Starting Grants, o objetivo passa por apoiar o início de carreira de jovens investigadores independentes (com 2-10 anos de experiência em investigação desde a conclusão do doutoramento), com um histórico científico promissor e que tenham uma proposta científica ambiciosa e inovadora. O único critério de seleção é a excelência científica.

Maiores que as ERC Starting Grants, apenas existem as ERC Consolidator Grants e as Advanced Grants., cujo valor ascende aos 2 milhões e 2,5 milhões de euros, respetivamente.