Um artigo científico que junta diversos investigadores da Universidade do Porto e que tem como último autor Jorge Ferreira, professor da Faculdade de Medicina (FMUP), foi alvo de destaque na mais recente edição da conceituada revista Science.

Este trabalho de investigação, que se encontra publicado no Journal of Cell Biology, tratou de avaliar o impacto das forças físicas no núcleo das células e a respetiva consequência para a fiabilidade da divisão celular.

“Procurou-se avaliar de que forma as forças físicas impostas nas células poderiam regular a divisão celular, uma vez que estudos anteriores já haviam demonstrado que este processo de divisão é regulado por vias bioquímicas”, explica Jorge Ferreira, também investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S).

Embora ainda seja prematuro falar de implicações práticas no curto prazo, o trabalho dos cientistas da U.Porto sugere que a manipulação farmacológica das propriedades físicas e mecânicas das células possa ser utilizada como estratégia para prevenir erros no processo de divisão celular, “diminuindo a incidência de alterações cromossómicas e bloqueando o desenvolvimento de tumores”.

Quanto ao destaque atribuído pela revista Science, os autores consideram tratar-se de uma “excelente oportunidade para divulgar o trabalho junto de um público-alvo mais alargado”.

Segundo o docente da FMUP, “esta distinção exprime um reconhecimento especial pela qualidade e relevância do trabalho que está a ser desenvolvida pela equipa de investigação”.

A par de Jorge Ferreira, assinam o artigo – intitulado “Nuclear tension controls mitotic entry by regulating cyclin B1 nuclear translocation” – os cientistas Margarida Dantas (i3S/ICBAS), Andreia Oliveira (i3S), Paulo Aguiar (i3S) e Helder Maiato (i3S/FMUP/IBMC).