Ana Paiva e Jorge Ferreira são os nomes dos autores de um artigo distinguido com o Best Paper Award no âmbito da conferência “QUATIC’19 – 12th Conference on the Quality of Information and Communications Technology”. A docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadora do INESC TEC e o também investigador da FEUP receberam o galardão durante o evento, que decorreu em Espanha, de 11 a 13 de setembro.

Intitulado “Android Testing Crawler”, o artigo premiado aborda a importância de testar aplicações móveis de forma automática e apresenta uma ferramenta que explora automaticamente qualquer aplicação móvel, tentando identificar problemas – executa uma função semelhante à de crawler. Além disso, a tecnologia permite ainda ultrapassar alguns desafios dos crawlers para Android existentes e é validada em experiências realizadas com apps reais disponíveis na Google Play Store.

O trabalho premiado combina a exploração automática com o teste dinâmico de aplicações móveis e pretende ser a continuação de um trabalho de doutoramento desenvolvido na FEUP, do qual surgiu a ferramenta iMPAcT tool. O “Android Testing Crawler” tem como objetivo melhorar a componente de crawler da iMPAcT tool.

Estudos recentes indicam que o número de aplicações móveis disponíveis na Google Play Store é superior a 2,5 milhões. Dados de 2017 apontavam também para aproximadamente 178 mil milhões de downloads de aplicações móveis, o que mostra a importância dos dispositivos móveis no dia a dia da população mundial e a grande necessidade de as testar.

“O teste de aplicações móveis é desafiante porque existem muitos dispositivos diferentes e várias formas de interação com essas aplicações. Por outro lado, as Apps estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia e são cada vez mais críticas permitindo, por exemplo, efetuar pagamentos”, referem os seus autores. O teste manual neste contexto é muitas vezes inviável e pouco eficaz, daí a necessidade de criar soluções de teste automático que possam contribuir para melhorar a qualidade das aplicações móveis existentes.

O que é um crawler?

O web crawler consiste num algoritmo usado para analisar o código de um website e procurar informações que possam posteriormente ser usadas para gerar insights ou classificar os dados encontrados. Um exemplo prático de um web crawler é o dos sites de pesquisa, como Google, Bing entre outros.