O enfoque são as energias renováveis, mas os nomes a decorar são Mário Couto, João Pacheco e Rodrigo Afonso. Três alumni da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que foram recentemente premiados pelo nível de excelência das suas dissertações académicas no âmbito da edição 2022 do Prémio APREN, promovido pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).

Esta iniciativa pretende distinguir as melhores dissertações académicas, escritas em português ou inglês, realizadas em instituições portuguesas de Ensino Superior, no âmbito da temática da eletricidade de origem renovável.

Entre os estudantes distinguidos destaca-se Mário Couto, alumnus do Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia, que arrecadou o primeiro lugar na categoria “Doutoramento”.

O trabalho premiado – com um cheque no valor de 2.000 euros – contou com a orientação de João Abel Peças Lopes, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e diretor associado do INESC TEC, e de Carlos Moreira, igualmente docente no DEEC, e focou-se no desenvolvimento de funcionalidades de controlo com o propósito de melhorar a flexibilidade e a resiliência da rede elétrica.

O segundo prémio da mesma categoria foi entregue a João Pacheco, que concluiu o Programa Doutoral em Engenharia Civil no ano letivo passado. O trabalho, orientado por Filipe Magalhães, Professor Associado, e Álvaro Cunha, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, foi desenvolvido no seio do Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT), do qual Álvaro Cunha é coordenador, enquadrando-se numa linha de investigação sobre monitorização e modelação estrutural de geradores eólicos onshore e flutuantes.

“Neste contexto, tem sido realizada a monitorização estrutural de vários aerogeradores com apoio da EDP Renováveis, da VESTAS e do INEGI. O objetivo principal da investigação é desenvolver estratégias de monitorização de parques eólicos otimizadas para avaliar performance estrutural e tempo de vida consumido”, explica Filipe Magalhães.

João Pacheco levou o 2.º prémio na categoria “Doutoramento”. (Foto: DR)

O Prémio APREN 2022 distinguiu ainda Rodrigo Afonso, antigo estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, com o primeiro lugar na categoria “Mestrado”.

Com orientação de João Abel Peças Lopes, o trabalho partiu da identificação de produtos balanço para a melhoria do comportamento dinâmico de sistemas elétricos com reduzida inércia.

Os prémios foram atribuídos durante a Conferência Anual da APREN (Portugal Renewable Energy Summit), que teve lugar a 16 e 17 de novembro, em Lisboa.