A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) foi a instituição de ensino superior mais premiada no 43.º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN), que está a decorrer, até final do mês, e pela primeira vez, em formato online, devido à atual situação da pandemia COVID-19.

Com os participantes a serem convidados a apresentar as suas comunicações em formato de vídeoconferência, foram muitos os trabalhos recebidos pela organização, que divulgou, entretanto, as melhores comunicações em competição. Entre os autores premiados incluem-se vários docentes, atuais e antigos estudantes de mestrado e doutoramento da FADEUP.

Na área do Ensino e Segurança Aquática, o alumnus Leandro Vieira e os docentes Ricardo Fernandes e Susana Soares, conquistaram o 1.º prémio com a comunicação “Ensino Multidisciplinar na Natação: estudo piloto com adultos”.

Na área do Treino Desportivo, área à qual a APTN atribuiu especial realce nesta edição do evento, a FADEUP está representada nos três lugares do pódio. Entre os premiados destaca-se o trabalho “Upper limbs actions in successive front crawl swimming at sprint pace” – da autoria de Aléxia Fernandes e Gustavo Pereira, estudantes de doutoramento, o alumnus Daniel Marinho e dos docentes Susana Soares, João Paulo Vilas-Boas e Ricardo Fernandes – que foi considerado o melhor dos trabalhos apresentados ao Congresso.

No segundo lugar do pódio, ficou a equipa constituída por Eduardo Pereira Coelho, alumnus da FADEUP, pelos estudantes de doutoramento Francisco Noronha e Sofia Canossa e pelo docente Ricardo Fernandes, que apresentaram uma investigação realizada no âmbito do projeto INEX: “Efeito da idade relativa promotor de diferenças antropométyricas e motores em jovens jogadores de pólo aquático”.

Finalmente, o terceiro lugar foi atribuído à comunicação “Avaliação da potência aeróbica e da velocidade de nado de jovens jogadores de polo aquático”, uma investigação também associada ao Projeto INEX e assinada por Francisco Noronha, Manoel Rios, Filipa Cardoso e Sofia Canossa, estudantes de doutoramento, Francisco Silva, estudante de mestrado, e pelo docente Ricardo Fernandes.

Destaque ainda para a participação de João Paulo Vilas-Boas, professor do Gabinete de Biomecânica da FADEUP, na qualidade de  invited speaker do Congresso, e para as colaborações internacionais com as Universidade de S. Paulo (Bruno Mezencio) e do Estado do Rio de Janeiro (Marcelo Barros Vasconcelos), e com a Federação Portuguesa de Natação (António Silva).
O Congresso da APTN realiza-se ininterruptamente desde 1977, facto que torna o evento um dos congressos nacionais com maior tradição.