Foi divulgada esta semana a lista de comunicações premiadas no 44.º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN), da qual se destaca a presença de quatro equipas de docentes, estudantes e alumni da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) entre os distinguidos.

Realizado no passado mês de outubro, no Auditório do Fórum Lisboa, o mais importante congresso nacional de treinadores de natação, que este ano acolheu simultaneamente a I Conferência Europeia de Treinadores de Natação, destacou trabalhos em várias categorias.

Na categoria Ensino e as Suas Vertentes, o trabalho “Reflexão conceptual sobre a atual escola de natação decorrente de abordagens de âmbito multidisciplinar”, da autoria de Leandro Vieira e Sofia Canossa (estudantes da FADEUP), Mariana Sarmento (alumna da FADEUP) e João Paulo Vilas-Boas, Ricardo Fernandes e Susana Soares (docentes da FADEUP), alcançou o 1.º prémio.

O 2.º prémio na mesma categoria distinguiu por sua vez o trabalho “Desvios laterais do eixo longitudinal de nado com e sem limitação da visão”, assinado pelas estudantes Beatriz Cavaleiro, Filipa Cardoso e Aléxia Fernandes e pelos docentes João Paulo Vilas-Boas, Ricardo Fernandes e Susana Soares.

Já na categoria Treino Desportivo e Performance, a equipa da FADEUP composta pelos estudantes José Francisco Magalhães e Ana Sofia Monteiro e pelos docentes João Paulo Vilas-Boas e Ricardo Fernandes  viu distinguido com o 1.º lugar o trabalho “Frequência respiratória e variáveis correlatas aumentam com a frequência gestual de nado ao longo de domínios de intensidade crescente”.

Distinguido na mesma categoria, com o 3.º prémio, foi o trabalho “Predictors of success in youth water polo players shooting velocity and efficiency”, da autoria dos estudantes Miguel Ramalheira, Francisco Noronha, Aléxia Fernandes e Sofia Canossa e dos docentes Susana Soares e Ricardo Fernandes.

O Congresso da APTN realiza-se ininterruptamente há 44 anos, tendo a primeira edição decorrido no ano de 1977. A edição deste ano voltou ao formato presencial, depois de o congresso de 2020 ter decorrido online devido à pandemia de COVID-19.