São 14 projetos orientados para a integração de estudantes no ensino superior em Portugal e noutros países e vão dar-se a conhecer, nos dias 22 e 23 de junho, durante o I Seminário Internacional de Mentoria: Vivências e práticas de Mentoria no Ensino Superior (SIM’18), promovido pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Organizado pelo dispositivo de Mentoria da FPCEUP, este encontro vai juntar projetos de mentoria desenvolvidos em Portugal, Espanha e Brasil . Pretende-se desta forma constituir um espaço privilegiado para apresentação e partilha de experiências, bem como para a discussão dos principais facilitadores e obstáculos vivenciados por estas estrtuturas de apoio.

O encontro visa também a criação de uma Rede Internacional de Mentoria que, no futuro, possa ser alargada a outros projetos, permitindo a criação de laços e o reforço da partilha de experiências. Do SIM’18 deverá ainda resultar o lançamento de uma “Carta de Mentoria – práticas solidárias de integração no ensino superior”.

Os vários projetos serão apresentados e debatidos em formato de mesa redonda. Todas as sessões são abertas ao público. Inscrições e informações aqui.

Criado em 2011, o dispositivo de Mentoria da FPCEUP tem como missão facilitar a transição dos novos estudantes vindos do Ensino Secundário. (Foto: DR)

Sobre a Mentoria da FPCEUP

O dispositivo de Mentoria surgiu na FPCEUP no ano letivo de 2011/2012 como uma estrutura que pretende facilitar a transição dos novos estudantes vindos do Ensino Secundário, apoiando-os no processo de adaptação ao Ensino Superior. Este ano contou com mais de 100 mentores e 274 mentorados.