O Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) acaba de “inaugurar” a sua primeira exposição no Museu da Pessoa, uma iniciativa fundada há 30 anos no Brasil e que se apresenta como “um museu virtual e colaborativo de histórias de vida aberto à participação de toda pessoa”.

Para assinalar a sua estreia, o Núcleo IS-UP do Museu da Pessoa, em colaboração com o TUP e o Projeto SOIL, apresenta a sua primeira exposição em formato digital, dedicada aos antigos mineiros do Pejão, em Castelo de Paiva.

“Juntamos numa roda de histórias seis homens que trabalharam nas minas de exploração de carvão do Pejão. Foram partilhadas memórias sobre as vivências, relações e condições de trabalho durante o período de exploração mineira”, lê-se na apresentação da exposição.

Esta proposta inaugural do IS-UP segue o modelo aplicado nas restantes exposições do Museu da Pessoa. Partindo de testemunhos de vida e da partilha de memórias, procura-se colocar a descoberto as histórias dos participantes.

Como explica João Teixeira Lopes, coordenador do IS-UP, o objetivo é “criar um repositório polifónico de memórias de pessoas em situação de invisibilidade, de exclusão e vulnerabilidade social”.

“Contar o que aconteceu é um outro modo de continuar a viver. E de não desistir”, acrescenta o também professor do departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP).

Sobre o Museu da Pessoa

Fundado em 1991, o Museu da Pessoa reúne um amplo portfólio de iniciativas que visam o registo, preservação e disseminação de histórias de vida.

A atividade do Museu inclui a organização de exposições (físicas e virtuais), mostras colaborativas, podcasts, cursos e livros sobre diferentes temas, a partir das histórias de vida do acervo, bem como a promoção de projetos educativos voltados para a “formação e capacitação de professores, educadores, lideranças comunitárias, empreendedores e públicos diversos na tecnologia social da memória.

“Aqui você pode contar sua história, organizar suas próprias coleções e conhecer histórias de pessoas de todas idades, raças, credos e profissões”, lê-se na página de apresentação do Museu.

Para mais informações, consultar o portal do Museu da Pessoa.