Livro lançado no âmbito das comemorações resulta de estudo sobre o  consumo alimentar das crianças de 4 anos de idade.

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) assinala esta segunda-feira, dia 14 de julho, os oita anos sobre a sua criação, com mais um Dia do ISPUP. O evento decorre a partir das 17h00, no auditório do ISPUP e conta com a presença do reitor da Universidade do Porto Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.

Nesta sessão comemorativa vai realizar-se a assinatura de um protocolo entre o ISPUP e a ARS Norte, serão apresentadas as atividades do Instituto e uma alocução pelos recém-graduados dos Programas de Doutoramento e Mestrado do ISPUP, e haverá ainda oportunidade de ouvir Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da U.Porto, a falar sobre a importância da Saúde Pública na Universidade.

Ainda integrada nas comemorações do dia do ISPUP, terá lugar a apresentação pública do livro “Da mesa à horta: aprendo a gostar de fruta e vegetais”, um guia prático de consumo alimentar, destinado a orientar pais e cuidadores de crianças dos 3 aos 6 anos. Esta obra foi construída com base em evidência científica, em particular, a recolhida ao longo dos últimos anos junto das crianças e dos pais que constituem a Geração 21 (estudo científico pioneiro em Portugal que acompanha mais de 8000 crianças desde o nascimento).

A apresentação será quinta-feira, dia 17 de julho, às 17h00 e vai integrar a apresentação dos resultados do consumo alimentar das crianças de 4 anos de idade da Geração 21 que estiveram na base da elaboração do livro, bem como o comentário ao livro realizado por pais, profissionais de saúde e de educação e decisores políticos.

Recorde-se que o ISPUP é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2006 e presidida por Henrique Barros que responde à necessidade de desenvolver o treino e a investigação em saúde pública, a nível nacional e internacional.