A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) recebe próximo dia 20 de outubro, domingo, a primeira iniciativa do Instituto Confúcio da U.Porto. Trata-se do “Wushu Show”, um espetáculo de artes marciais e danças chinesas da responsabilidade do Grupo de Arte da Universidade de Educação Física e Desporto da Capital (República Popular da China), que se encontra em digressão pela Europa.

“Wushu” é conhecido, na China, como artes marciais. O espetáculo combina a fluidez de movimento do yin e yang do Tai Chi com o espírito, forma, vigor e ritmo da dança clássica chinesa. Recorrendo ao guarda-chuva de papel-óleo e outros elementos, como a bola de Tai Chi, a espada de Tai Chi e o pincel de caligrafia, o objetivo da performance é demonstrar a essência do Wushu , transpondo a linguagem corporal da vida quotidiana para expressão artística.

A digressão pela Europa do Grupo de Arte da Capital University é apoiada pelo Instituto Confúcio em Pequim.

O espetáculo tem início às 18h00. A entrada é livre.

Uma ponte entre Portugal e a China

Inaugurado oficialmente em maio deste ano, o Instituto Confúcio da U.Porto resulta de uma parceria entre a Universidade do Porto e a Guangdong University of Foreign Studies. O objetivo é alargar os horizontes culturais dos estudantes e estreitar as relações entre a Universidade e a cidade à China, fortalecendo, desta forma, a cooperação entre os dois países.

Instalado na Rua de Ceuta, o espaço tem prevista a realização de cursos de língua e cultura chinesa, disponíveis para todos os interessados. Estes cursos serão lecionados por professores chineses, vindos da Guangdon University of Foreign Studies.

O Instituto Confúcio da Universidade do Porto terá igualmente outras atividades abertas à população em geral, como sessões de cinema, exposições de arte, feiras do livro, cursos de culinária, de caligrafia, de dança e artes marciais.