Diogo Cruz (Solidariedade), Bernardo do Santos (Empreendedorismo), Ary Ferreira da Cunha (Pedagogia) e Nuno Loureiro (Deporto e/ou Ambiente) foram os estudantes premiados.

Iniciativa visa promover a reflexão sobre os processos de inovação que acontecem nas escolas, contextualizando-as com os conhecimentos produzidos pelos investigadores. (Foto: U.Porto)

OBVIE – Observatório da vida nas Escola, sediado no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), promove até final do ano letivo um ciclo de debates, tendo como temática geral a “Inovação nas escolas: debatendo tendências, barreiras e facilitadores“.

Este conjunto de sessões procura criar condições para promover o debate sobre as diversas dimensões em que a inovação educativa acontece e pode fazer a diferença. Espera-se, assim, contribuir para promover a reflexão sobre os processos de inovação que acontecem nas escolas, suas tendências, barreiras e fatores facilitadores, dando voz às experiências que vão sendo realizadas pelas escolas e fazendo a sua contextualização nos conhecimentos produzidos pelos investigadores. Serão, por isso, intervenientes diretos nestes debates os professores e as escolas, os investigadores e membros de observatórios que trabalham na comunidade científica das Ciências da Educação.

A primeira sessão está marcada para dia 28 de janeiro, quinta-feira, e conta com a presença de João Paiva, docente da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), e de Isabel Duarte, da Faculdade de Letras (FLUP), que vão falar sobre “Inovação em Didática”. Da parte das escolas, estarão presentes professores do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco para conversar sobre o projeto “UP Inter ParES”, bem como docentes do Agrupamento de Escolas de Souselo, para debater sobre o Clube de Ciências deste Agrupamento.

O ciclo completa-se com mais quatro sessões, a decorrer sempre à quinta-feira, pelas 17h30, no auditório 1 da FPCEUP. Entre os assuntos a debater incluem-se “Inovação e trabalho pedagógico” /25 de fevereiro), “Inovação em avaliação” (7 de abril), “Inovação e lideranças” (5 de maio) e “Inovação e educação especial” (26 de maio).

A participação é gratuita, mas sugere-se inscrição prévia para se ter acesso a um certificado de presença. Adicionalmente, se se é Educador(a) de infância ou Professor(a) do Ensino Básico e/ou Secundário, pode-se participar na totalidade do Ciclo de Debates do OBVIE como formando e concorrer para obter 0,7 créditos de formação contínua.

Sobre o OBVIE

O Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE) enquadra-se  no contexto da atividade científica do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP e  visa constituir uma rede de saberes com base nas valências de investigação realizada em parcerias com escolas, a partir das quais se possam partilhar saberes e informações e construir conhecimento novo a partir dessa partilha, nomeadamente conhecimento pertinente para a melhoria da vida das escolas e do sucesso educativo dos alunos.

Mais informações em www.fpce.up.pt/ciie/obvie ou em facebook.com/obvie.up