ATTEST – Advanced Tools Towards cost-efficient decarbonisation of future reliable Energy SysTems – é o nome do novo projeto europeu coordenado pelo INESC TEC, que visa desenvolver um conjunto de ferramentas inovadoras de apoio ao planeamento, manutenção e operação das redes de energia elétrica do futuro.

Foi a pensar nos desafios dos sistemas elétricos do futuro (tais como o aumento da flexibilidade do sistema de energia e geração de backup, a eletrificação do sistema energético ou a integração de sistemas multi-energia,) que o projeto ATTEST reuniu nove parceiros europeus para desenvolver uma “caixa de ferramentas” em código aberto a ser incluída numa plataforma com base em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Desta forma, pretende-se que esta plataforma seja capaz de melhorar a interação entre o Operador da Rede de Transporte (ORT) e o Operador da Rede de Distribuição (ORD), assegurando que estes possam gerir as suas redes de uma forma coordenada e otimizada.

Por outro lado, ao acelerar a disseminação das ferramentas de apoio a esta gestão, o projeto vai ainda enfrentar os desafios identificados nos programas climáticos e energéticos da Europa.

Antecipar o futuro

Os principais resultados do projeto ATTEST, nomeadamente as ferramentas que serão em código aberto, vão ser disponibilizados à comunidade científica, de forma a permitir que possam ser utilizadas por qualquer pessoa. No entanto, o objetivo final é que os ORTs e ORDs de vários países possam testar e avaliar as soluções desenvolvidas no projeto que pretendem dar resposta aos desafios futuros que serão colocados aos sistemas elétricos de energia.

Os resultados vão ser demonstrados num piloto localizado na Croácia, que inclui a parte da rede de transporte e rede de distribuição.

Além de coordenador, o INESC TEC é ainda responsável pelo desenvolvimento de cenários futuros e casos de testem bem como pelo trabalho de disseminação, comunicação e exploração de resultados.

O INESC TEC é a única instituição portuguesa envolvida, ao lado da University of Manchester, no Reino Unido, do Luxembourg Institute of Science and Technology (LIST), no Luxemburgo, da Universidad Pontificia Comillas, em Espanha, do Tech Rain S.p.A., em Itália, e ainda de três parceiros instalados na Croácia: Innovation Centre Nikola Tesla (INCENT), HEP – Operator Distribucijskog Sustavae e KONČAR – Inženjering za energetiku i transport.

Estes nove parceiros, de seis países, contam com um financiamento de cerca de 4 milhões de euros, ao abrigo do programa de investigação e desenvolvimento da União Europeia Horizonte 2020, com o acordo número 864298, até 2023.