A tecnologia Accurate-BV, uma ferramenta de processamento de imagem médica para segmentação de vasos sanguíneos, desenvolvida no INEC TEC, viu recentemente a sua patente concedida na Europa. Trata-se da primeira invenção implementada por computador (“patente de software”) concedida ao INESC TEC e o culminar do trabalho de mais de quatro anos, desenvolvido pelos investigadores do Ricardo Araújo e Hélder Oliveira.

Tal como o ABS ou o MP3, a Accurate-BVé uma tecnologia que resulta das sinergias que decorrem da execução em computador de algoritmos inventados por humanos. São muitas as tecnologias que já se encontram protegidas desta forma e para a quais o Instituto Europeu de Patentes divulga uma série de exemplos e guidelines.

O trabalho do INESC TEC, intitulado “Method and Apparatus for the Segmentation of Blood Vessels”, é o primeiro a focar-se na segmentação de vasos sanguíneos de pequeno calibre em imagens médicas 3D. Consistiu no desenvolvimento de algoritmos para auxiliar equipas de radiologia de unidades hospitalares que realizam reconstruções mamárias através da técnica DIEP (Deep Inferior Epigastric Perforators).

Neste tipo de reconstrução mamária, a equipa de cirurgia recolhe tecido da região abdominal para reconstruir a(s) mama(s) que foi (foram) retirada(s), devido a uma mastectomia, por exemplo. Para planear o tecido a extrair, os cirurgiões precisam de um mapa e descrição detalhados dos vasos sanguíneos da região abdominal, fator essencial para garantir que a nova mama tenha uma boa irrigação.

Análise mais rápida e objetiva

O trabalho foca-se na segmentação de vasos sanguíneos de pequeno calibre em imagens médicas 3D.

Numa etapa de pré-planeamento, a equipa de radiologia submete a paciente a uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada, com injeção de contraste, e de seguida faz a deteção e caracterização dos vasos. Este processo, além de muito demorado (entre duas e três horas), sofre de alguma subjetividade, já que é frequente dois operadores terem avaliações diferentes do calibre dos vasos.

Com o Accurate-BV os radiologistas passam a ter à sua disposição uma ferramenta que reduz em 90% o tempo de análise da imagem, possibilitando um planeamento cirúrgico mais completo e objetivo. Para isso, a equipa do INESC TEC desenvolveu métodos de segmentação de vasos sanguíneos adaptados às difíceis condições existentes: vasos de muito pequeno calibre (cerca de dois milímetros), regiões de baixo contraste e até ausência de sinal.

Para isso, a equipa do CTM trabalhou em colaboração com a equipa clínica da Unidade da Mama da Fundação Champalimaud. Depois da patente concedida na Europa, estão em análise pedidos de patente nos EUA, China e Japão.