Chama-se DEEPFIELD o projeto europeu que promete fazer do INESC TEC um dos centros de investigação de referência na área da robótica. O objetivo passa por contribuir para o desenvolvimento de soluções robóticas capazes de resolver problemas da vida real, com o mínimo de intervenção humana.

Com a participação neste projeto, o INESC TEC espera solidificar conhecimento na área da robótica e promover laços de cooperação com outras instituições de investigação europeias com experiência nesse domínio.

Para isso, até setembro 2022, o INESC TEC beneficiará da interação com quatro instituições europeias de investigação, com experiência consolidada na área da robótica.

Robótica e Deep Learning

O mercado da robótica assiste a um crescimento exponencial, motivado pela necessidade de robôs para realizar tarefas cada vez mais complexas. Neste contexto de desenvolvimento científico, a abordagem do chamado Deep learning tem assumido um papel de destaque.

Deep learning é uma subcategoria de Machine Learning (aprendizagem da máquina) endereçando aprendizagem com o uso de redes neuronais com elevado número de camadas.

Este projeto pretende aliar as mais recentes técnicas de aprendizagem com a sua aplicação em situações reais com robôs autónomos endereçando problemas de perceção, navegação e planeamento.

O INESC TEC tem desenvolvido trabalho na área da economia do mar (monitorização ambiental, pescas e aquacultura), e da indústria (minas, oil & gas e segurança/defesa).

Com o projeto DEEPFIELD, financiado pela União Europeia, espera-se aprofundar o conhecimento existente em Deep learning, através de várias atividades de partilha de experiências entre as instituições envolvidas, como sejam ações de formação, workshops, escolas de verão, entre outras.