O INESC TEC é uma das entidades parceiras do projeto europeu Smart4RES (Modelos e previsões de geração variável de renovável de próxima geração para integração em larga-escala em sistemas e mercados de energia), cujo objetivo passa por desenvolver tecnologias que permitam melhorar o desempenho dos sistemas de previsão da produção de energias renováveis em, pelo menos, 15% e, assim, contribuir para um aumento da integração da produção destas fontes de energia.

As tecnologias que vão ser desenvolvidas no âmbito deste projeto envolvem modelos de previsão meteorológica e  modelos de aprendizagem automática para previsão da potência de base renovável através da combinação de diferentes fontes de informação, nomeadamente meteorologia, satélites, entre outros. Serão ainda desenvolvidos modelos de previsão e ferramentas de inteligência artificial para apoio à decisão baseadas em dados para otimização de armazenamento, gestão da rede elétrica e participação no mercado de eletricidade.

O projeto Smart4RES vai produzir um conjunto de inovações na área da integração de energia de fontes renováveis. Temos como grande objetivo o desenvolvimento de novos algoritmos e modelos de negócios para previsão da produção de base renovável e integração em vários processos de ajuda à decisão, nomeadamente no que diz respeito à gestão da rede elétrica, participação no mercado de eletricidade ou otimização de sistemas de armazenamento. Enquanto instituição de I&D vamos, sobretudo, contribuir para o desenvolvimento das tecnologias de previsão de potência e apoio à decisão”, explica Ricardo Bessa, coordenador adjunto do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC.

Do laboratório para a indústria

As tecnologias desenvolvidas vão ser testadas em sete países europeus – Portugal, Grécia, Roménia, França, Alemanha e Holanda -, para depois serem exploradas comercialmente pelos parceiros industriais do projeto, com negócios na venda de serviços de previsão. É o caso da empresa alemã EMSYS, da francesa Météo-France, da empresa norueguesa DNV GL e empresa holandesa Whiffle.

Coordenado pelo instituto de I&D francês ARMINES, este projeto inclui dois parceiros portugueses – INESC TEC e EDP CNET. A estes juntam-se mais duas instituições francesas – DOWEL e Méteo-France -, a Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), duas instituições alemãs – Energy & Meteo Systems e DLR -, duas gregas – Institute of Communication and Computer Systems e Hellenic Electricity Distribution Network Operator -, e duas instituições holandesas – DNVGL e Whiffle.

O projeto Smart4RES recebeu um financiamento de 4 milhões de euros do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, ao abrigo do acordo número 864337.