Durante 2017, mais de 22.000 pedidos de patente foram solicitados no Instituto Europeu de Patentes (European Patent Office – EPO) nas áreas de Comunicação Digital e Tecnologia da Computação, nomeadamente software e dispositivos relacionados. Este número traduz-se em que 9 em cada 10 patentes na Europa são submetidas por empresas de TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica ).

Porém, apesar do peso que as empresas de ICT (Information and Communications Technology) têm na economia portuguesa, as nossas empresas mais ativas junto do EPO têm vindo a depositar pedidos sobretudo na área farmacêutica e biotecnologia. Dos 68 pedidos de patentes concedidos durante 2017 a entidades portuguesas, salienta-se a presença no top 5 da Biosurfit.

É precisamente para consciencializar as PME e as universidades sobre o tema das patentes nas áreas das TICE que o INESC TEC organiza o evento Software IP Conference, com o apoio do ScaleUp Porto e o patrocínio da Patentree.

A conferência vai trazer ao Porto responsáveis pela área da propriedade intelectual de grandes empresas, tais como Qualcomm, Ericsson ou Telefonica, e especialistas de entidades reconhecidas como o European Patent Office ou o European IPR Helpdesk , representado pela embaixadora em Portugal e responsável pelo Serviço de Apoio ao Licenciamento do INESC TEC,  Catarina Maia.

Em debate vão estar temas tais como o estado atual das patentes em software, Internet das Coisas, inteligência artificial ou blockchain na Europa, patentes e estratégia de negócios, entre outros.

A entrada é livre, mediante registo obrigatório em http://swipconf.inesctec.pt/.