Chama-se “INESC TEC Science Bits” e tem como propósito “dar voz” aos investigadores do INESC TEC em temas ligados às novas tendências de ciência e tecnologia. Com periodicidade mensal, o novo podcast resulta de uma parceria com a Engenharia Rádio e será disponibilizado no site da Engenharia e no BIP INESC TEC Magazine, a newsletter do INESC TEC.

Mais do que dar conta dos últimos desenvolvimentos da ciência num determinado domínio do saber, o INESC TEC Science Bits propõe-se aprofundar temas, de uma forma mais técnica e especializada. Os tópicos apresentados em cada episódio podem ser variados, mas têm em comum a experiência de investigação do INESC TEC.

Desta forma, pretende-se, não só disponibilizar uma plataforma de análise e debate para o meio académico, mas também dar um contributo para a divulgação de ciência, sendo certo que, em Portugal, o Science Bits é um dos poucos formatos áudio do género.

O episódio piloto do INESC TEC Science Bits foi dedicado ao tema «Business Analytics – Prescriptive Analytics». Para aprofundar esta tópico, com desenvolvimentos promissores para a gestão industrial e não só, estiveram à conversa dois investigadores do Centro de Engenharia e Gestão industrial (CEGI) do INESC TEC, Bernardo Almada Lobo (também professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP) e Gonçalo Figueira.