INESC TEC é a única instituição portuguesa a integrar esta rede de excelência.

Na sequência da criação do Laboratório de Microgeração e Veículos Elétricos, o INESC TEC vai integrar o DERlab – European Distributed Energy Resources Laboratories, uma associação dos principais laboratórios e institutos de investigação no domínio dos recursos energéticos distribuídos. O INESC TEC é a única instituição portuguesa a integrar a rede.

O  DERlab tem vindo a desenvolver especificações técnicas para operação de recursos energéticos distribuídos nas redes elétricas, apoiando fortemente o desenvolvimento de novas tecnologias.  Esta associação oferece testes e serviços de consultoria, criando condições para a mudança de paradigma no setor elétrico onde o foco em sistemas de energia mais descentralizados é uma corrente dominante.

A Unidade de Sistemas de Energia do INESC Porto desenvolve atividade neste domínio há vários anos em diversos projetos europeus e nacionais, tendo vindo a comprovar as suas competências. A criação de uma infraestrutura laboratorial – o Laboratório de Microgeração e Veículos Elétricos do INESC TEC, o principal resultado do projeto  REIVE – veio criar as condições para alavancar a área de investigação no domínio da microgeração e veículos elétricos e para integrar esta importante associação europeia.

O INESC TEC (Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto) tem já um longo historial de colaborações com diversos membros do DERlab em resultado da participação em projetos europeus como o MICROGRIDS, MORE MICROGRIDS, MERGE e SUSTAINABLE.