O INESC TEC é um dos participantes no projeto europeu MARKET4.0, que tem como objetivo desenvolver uma plataforma online europeia para a comercialização de equipamentos industriais e serviços digitais associados, e ainda testar e demonstrar a importância destes novos canais de vendas em fluxos B2B nos setores do plástico e do metal.

A Europa representa 36% do mercado mundial de fabricação de máquinas e equipamentos. Vender em mercados distantes requer posicionamento nos países de destino, o que implica um longo período de maturação, formação especializada em mercados estrangeiros e significativo esforço humano. A venda de equipamentos online é, por isso, uma solução complementar e útil, que passa agora a estar disponível.

“Comprar um gadget de 200 euros online, ou um equipamento industrial de 1 milhão de euros não é exatamente a mesma coisa. A tomada de decisão é mais longa e difícil e a negociação comercial mais exigente. Mas este processo pode ser acelerado por meio de plataformas digitais online, onde o comprador pode avaliar as características do equipamento através de ferramentas digitais, e onde o vendedor pode propor inúmeras soluções”, afirma Filipe David Ferreira, investigador do INESC TEC.

Os investigadores estão a desenvolver um configurador online para customização de máquinas para a indústria do metal, “onde o cliente pode especificar e escolher os componentes específicos que respondem às suas necessidades, o que agiliza o processo e torna a tomada de decisão mais ágil e amigável”, explica Filipe David Ferreira.

O projeto explora e aplica o modelo de Referência da International Data Spaces Association (IDSA), que apoia a criação de soluções e ambientes seguros e confiáveis para a partilha e troca de dados entre organizações.

O Marketplace está a ser testado em ambiente real, em PME industriais portuguesas, tal como a fabricante de máquinas para o corte e deformação de chapa RICO.

O projeto MARKET 4.0 – A Multi-Sided Business Platform for Plug and Produce Industrial Product Service Systems é cofinanciado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, ao abrigo do acordo n.º 822064. A solução apresentada pelo INESC TEC é financiada no âmbito da 2ª call do projeto que apoia a ligação de tecnologias e serviços a este Marketplace. O projeto tem a duração prevista de 12 meses, tendo-se iniciado em novembro de 2020.