Software desenvolvido pelo INESC TEC combina vários métodos do estado da arte de deteção de vivacidade de íris.

Uma equipa de investigadores do INESC TEC alcançou o primeiro lugar na “LivDet Iris 2013”, uma competição internacional que procurou comparar o grau de inovação de diferentes metodologias para a deteção de vivacidade em sistemas de reconhecimento da íris.

A competição incidiu sobre a aplicação de métodos de deteção de vivacidade de íris em três bases de dados fornecidas, contendo imagens reais e falsas. Os métodos de deteção de vivacidade da íris pretendem detetar se a íris apresentada é «viva» ou forjada, por exemplo, uma imagem impressa ou obtida por utilização de lentes de contacto.

O software submetido a concurso pelo INESC TEC combinou vários métodos do estado da arte de deteção de vivacidade de íris através de uma ferramenta de machine learning, concretamente uma técnica de seleção de características. Esta combinação permitiu encontrar o melhor conjunto de caraterísticas para as imagens de treino, e melhorar os resultados obtidos pelos métodos individualmente.

Os resultados da competição podem ter impacto no estado da arte nesta área e vão servir como ponto de referência para a investigação académica e industrial.

A competição decorreu entre junho e julho deste ano, mas os resultados só foram conhecidos na conferência “IEEE BTAS 2013- Biometrics: Theory, Applications and Systems”, que teve lugar no passado mês de outubro, nos Estados Unidos.

 

melhorar os resultados obtidos pelos métodos individualmente

 

Normal
0

false
false
false

EN-US
ZH-TW
X-NONE

 

 

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Table Normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;}