O laboratório será um espaço de experimentação, prototipagem e formação avançada especialmente vocacionado para empresas industriais utilizadoras e desenvolvedoras de tecnologias. (Foto: DR)

Chama-se iilab (Industry and Innovation Lab) o novo laboratório do INESC TEC dedicado às Tecnologias Avançadas de Produção, em particular da Indústria 4.0. Foi inaugurado esta terça-feira, 28 de maio, no Hipercentro, no Porto, no âmbito da iniciativa Demonstrador Tecnológico “Tecnologias de Produção e Sistemas Ciber-físicos”, promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

Reunindo um conjunto de tecnologias e resultados de projetos de I&D que envolveram um investimento superior a um milhão de euros, o iilab assume como missão demonstrar e divulgar conceitos e tecnologias avançadas para a digitalização da produção incluindo robótica, automação, simulação, realidade virtual e aumentada, sistemas de apoio à decisão e sistemas ciber-físicos. Será por isso um espaço de experimentação, prototipagem e formação avançada especialmente vocacionado para empresas industriais utilizadoras e desenvolvedoras de tecnologias.

O O novo laboratório do INESC TEC já está equipado com 12 robôs com aplicações em diferentes setores industriais. Alguns exemplos são a indústria automóvel e aeroespacial, representada pelo ColRobot que ajuda o operador humano nos processos de montagem inerentes a estes setores, a indústria alimentar, que conta com o Triho para auxiliar na distribuição de refeições hospitalares ou outras cargas pesadas e com um transporte ineficiente ou prejudicial para a saúde. Outros exemplos de aplicações transversais à indústria vão estar presentes no laboratório.

“Queremos que  seja um espaço aberto para potenciar a colaboração entre comunidade industrial e académica. O nosso objetivo é, recorrendo às soluções tecnológicas de que dispomos e ao nosso know-how científico, ter um papel preponderante na competitividade da economia nacional”, explica Luís Carneiro, administrador executivo do INESC TEC.

A inauguração do iilab integra-se no Demonstrador Tecnológico “Tecnologias de Produção e Sistemas Ciber-físicos”, promovido pela ANI. Este evento SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento tem como objetivo envolver o tecido empresarial nacional com os resultados de inovação e empreendedorismo de base científica e tecnológica. A Iniciativa de Transferência de Conhecimento é um projeto ANI cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Estiveram presentes na inauguração o Secretário de Estado de Economia, João Correia Neves, o presidente do Conselho de Administração (CA) da Agência Nacional de Inovação (ANI), Eduardo Maldonado, e o presidente do CA do INESC TEC, José Manuel Mendonça.