O INESC TEC é uma das entidades parceiras do projeto EUniversalMarket Enabling Interface to Unlock Flexibility Solutions for Cost‐effective Management of Smarter Distribution Grids , que visa o desenvolvimento de soluções que permitam a integração da flexibilidade na operação e planeamento da rede de distribuição, através de mecanismos de mercado e serviços inovadores.

O objetivo é o de permitir a integração massiva de produção renovável através de serviços que permitam a participação de recursos flexíveis como os sistemas de armazenamento e veículos elétricos – V2G, consumidores e comunidades energéticas.

O projeto, coordenado pela EDP Distribuição de Energia SA, conta com 18 parceiros de sete países –  Portugal, Espanha, Alemanha, Polónia, Bélgica, Países Baixos e Reino Unido – que irão trabalhar em conjunto, até agosto de 2023, para demonstrar uma solução replicável para a interação do operador de rede de distribuição (UMEI – Universal Market Enabling Interface) com os novos mercados de flexibilidade.

As soluções desenvolvidas no âmbito do EUniversal serão demonstradas em três pilotos com redes de distribuição distintas e diferentes enquadramentos regulatórios. O demonstrador português visará demonstrar a interface desenvolvida e as aplicações avançadas de rede, já o demonstrador alemão estará mais focado na gestão de congestionamentos na rede de distribuição, baseado em mercados locais P2P, enquanto o demonstrador polaco terá a cargo a demonstração das ferramentas de rede para melhorar a fiabilidade e controlo da rede, tendo em conta os recursos flexíveis.

O papel do INESC TEC

O INESC TEC assume um papel crucial no desenvolvimento da solução, liderando as atividades de especificação de serviços, definição da arquitetura da solução proposta no projeto e dos casos de uso, assim como de desenvolvimento das aplicações avançadas para o planeamento e operação da rede.

Concretamente, o INESC TEC terá que desenvolver um conjunto de algoritmos baseados em dados para aumentar a observabilidade da rede e implementar uma estratégia de operação preditiva, adaptável (em termos de topologia de rede e disponibilidade dos recursos) e distribuída. Serão também desenvolvidas, em conjunto com a Universidade de Manchester, novas metodologias de planeamento tendo em conta a disponibilidade dos recursos flexíveis e também novos critérios baseados na resiliência do sistema. As aplicações serão ainda integradas e validadas nos demonstradores português e alemão.

O projeto EUniversal  conta com um financiamento de aproximadamente 10 milhões de euros do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, atribuído ao abrigo do acordo número 864334.