Duas equipas de investigadores do INESC TEC, que incluem elementos da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto, apuraram-se para a segunda fase da OpenCV AI Competition 2021, a maior competição do mundo nas áreas da Inteligência Artificial (IA) e visão computacional, patrocinada pela Microsoft Azure e Intel.

A equipa Brighter Eyes Lynxes, composta pelos investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC, João Monteiro (também estudante doutoramento da FEUP), Hélder Oliveira (antigo estudante da FEUP e professor convidado na FCUP) e Luís Teixeira (professor na FEUP), bem como o cirurgião do CHSJ André Magalhães, destacou-se na categoria Saúde e Fitness, com o projeto de um goniómetro gamificado para avaliação clínica de postura (corpusLabe).

Já os investigadores do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, Filipe Neves dos Santos (alumnus da FEUP), André Aguiar, Luís Santos e Daniel Silva, formam a equipa AGROB@INESCTEC, apurada na categoria Agricultura graças a uma solução de localização de robôs que considera como referência visual os troncos de árvores.

Por vencerem a primeira fase da competição, as equipas do INESC TEC já ganharam câmaras inteligentes OAK-D, com inferência neural e capacidade de processamento de profundidade a bordo.

Até ao dia 11 de julho, as equipas que passaram à segunda fase terão de finalizar os seus projetos. Ficarão assim habilitadas aos Regional Prizes (três vencedores por cada região), que serão anunciados no dia 26 de julho, e também aos Global Grand Prizes, atribuídos aos melhores projetos em todas as regiões, a anunciar no dia 9 de agosto.

Sobre a OpenCV AI Competition

Com prémios que somam 400 mil dólares, a OpenCV AI Competition 2021 foca-se em encontrar soluções para resolver problemas do mundo real, reorrendo às potencialidades da Inteligência Artificial  daIA e visão computacional.

Esta competição acontece no ano em que a OpenCV – Open Source Computer Vision Library, biblioteca de software de visão computacional e machine learning de código aberto, celebra o seu 20º aniversário. A OpenCV tem mais de 47 mil utilizadores no mundo e o número estimado de downloads é superior a 18 milhões.