O INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e o INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia juntaram forças para desenvolver o projeto DECARBONIZE, cujo objetivo passa por suportar, promover e demonstrar transformações sistémicas para a neutralidade carbónica a nível local, através do desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas digitais.

A intervenção será feita na região Norte de Portugal, de acordo com o programa Norte2020, dada a relevância da região e dos seus atores locais no caminho para a neutralidade carbónica. Contudo, os desenvolvimentos podem ser replicáveis e escaláveis a nível Europeu, utilizando as cidades como plataformas de experimentação de soluções inovadoras.

“Além de espaços, edifícios, comunidades de energia e a mobilidade elétrica, o DECARBONIZE também envolve o cidadão, enquanto utilizador final, com o objetivo de, por um lado, encorajá-lo a assumir um papel ativo na gestão e utilização dos recursos energéticos e, por outro, sensibilizá-lo para o impacto social que resulta das suas atitudes individuais”, refere David Rua, investigador sénior do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC.

Os pilares da mudança

O DECARBONIZE assenta em três pilares principais: sistemas energeticamente neutros, cidadania ativa e novos modelos de governança e Inteligência via digitalização e automação.

No primeiro caso, utilizará a integração de sistemas de energia multinível e multisetor para permitir o aumento de eficiência e a integração de geração renovável articulados com soluções não-energéticas para o aumento do conforto e da qualidade de ar.

Já no âmbito da cidadania ativa e dos novos modelos de governança, pretende-se articular desafios políticos e técnicos através de estratégias de governança multinível para a exploração de soluções criadas com e para os cidadãos para uma transição energética inclusiva, justa e universal.

Finalmente, a digitalização e a crescente disponibilidade de dados serão um dos instrumentos utilizados para garantir a neutralidade, já que estes apoiarão tanto a integração do sistema, como a promoção do conhecimento e da intervenção dos cidadãos.

Contributos e avanços científicos e económicos para a região Norte

A linhas de investigação orientadas à intervenção em ecossistemas urbanos, onde reside uma parte significativa da população, asseguram abordagens diversas e complementares à descarbonização dos diferentes sistemas.

Entre os vários contributos do projeto esperam-se avanços na definição de casos de uso que envolvam aspetos energéticos e não-energéticos de edifícios bem como do quadro regulatório aplicável; identificação de soluções técnicas locais e ações para cidades neutras e saudáveis; criação de modelos adaptáveis e dinâmicos, bem como de metodologias para a gestão ótima de energia em edifícios; definição de estratégias de energia P2P (peer-to-peer) que fomentem o aumento da integração de recursos flexíveis para a criação de comunidades mais sustentáveis; identificação e explicitação de comportamentos para a eficiência e políticas climáticas; exploração da digitalização, inteligência computacional, aprendizagem automática e inteligência artificial para a valorização das diferentes fontes de dados e a sua ligação a plataformas do tipo Digital Twin.