Esta é a primeira solução na área a ser desenvolvida em Portugal

Esta é a primeira solução na área a ser desenvolvida em Portugal.

Está em desenvolvimento a primeira solução de comunicações sem fios portuguesa que vai permitir ligar centenas de contadores elétricos inteligentes. Chama-se MTGrid (Multi Technology Communication Infrastructure for the Smart Grid), envolveu a EFACEC e o INESC TEC, e foi desenvolvida no âmbito de um projeto financiado pelo QREN.

O principal objetivo deste projeto, que está em fase final de implementação, consistiu em desenvolver uma solução de comunicações que permitisse aos operadores de uma rede elétrica monitorizar e controlar os contadores elétricos inteligentes que no futuro vão ocupar as habitações portuguesas.

O INESC TEC foi responsável pelo desenvolvimento e implementação de uma solução de comunicações sem fios em equipamentos de baixo custo e baixo consumo. “A rede tem como requisitos, por exemplo, a interligação de centenas de contadores, capacidade de operação em ambientes diversos e integração com as soluções do fabricante. Espera-se que esta tecnologia aumente a capacidade competitiva da EFACEC nos mercados nacional e internacional”, explica Manuel Ricardo, coordenador do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC.

Esta e outras soluções tecnológicas aplicadas a outras áreas, como a saúde, o mar, smartphones ou música, vão estar em mostra no INESC TEC, na próxima semana, dia 6 de maio, das 14h30 às 17h30.

O “Open Day do CTM” (Centro de Telecomunicações e Multimédia), um dos 12 centros do laboratório, vai abrir as portas ao público em geral para mostrar tecnologias inovadoras. No total vão ser 20 as tecnologias em exposição na iniciativa que marca o início da comemoração dos 30 anos do INESC TEC no Porto.

Tecnologias de planeamento para cirurgia de tratamento de cancro da mama, monitores de eletrocardiogramas de baixo custo, ferramentas automáticas para análise de colposcopias digitais, ferramentas que conseguem prever a popularidade de notícias online, aplicações tecnológicas que têm como objetivo compor, manipular e experienciar a música, pontos de acesso voadores para disponibilizar acesso à Internet em eventos temporários, comunicações subaquáticas ou transferência de energia sem fios são alguns dos exemplos das tecnologias que vão estar em mostra no INESC TEC quarta-feira da próxima semana.

O “Open Day do CTM” vai realizar-se no edifício sede do INESC TEC no Porto, no Campus da FEUP, e as tecnologias vão estar expostas nos Auditórios A e B.

Mais informação pode ser encontrada em: http://opendayctm.inesctec.pt/