O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e o laboratório de anatomia patológica IMP Diagnostics desenvolveram, com recurso a Inteligência Artificial (IA), uma solução inovadora que permite otimizar o diagnóstico de cancro e outras patologias colorretais. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida no âmbito do projeto CADPath.AI, que assenta na melhor e mais recente tecnologia ao nível do diagnóstico anátomo-patológico de amostras histológicas.

A IA tem um enorme potencial para melhorar os cuidados de saúde. A digitalização dos registos médicos já permite que médicos e pacientes tomem decisões mais rápidas e melhores, bem como obtenham ajuda imediata de especialistas de todo o mundo no diagnóstico de imagens digitais. Com os rápidos progressos na visão computacional, uma pesquisa desenvolvida por Max Tegmark, professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), prevê que a IA assuma um papel cada vez mais importante nos diagnósticos de patologias clínicas.

O modelo incluído no protótipo tem como base um algoritmo de IA desenvolvido a partir da análise de cerca de 4500 biópsias e polipectomias colorretais, apresentando uma sensibilidade de 98.9% e uma taxa de acerto de 90.2%. “Através desta ferramenta, o patologista poderá analisar a imagem digitalizada de uma amostra histológica colorretal e obter, em tempo real, a classificação da amostra, seja ela sem neoplasia, lesão de baixo grau ou lesão de alto grau”, explica Isabel Macedo Pinto, diretora clínica da IMP Diagnostics.

“O sistema é também capaz de gerar um mapa representativo da classificação específica das diferentes áreas do tecido, guiando o patologista para as áreas de maior interesse para o respetivo diagnóstico”, continua a responsável.

Jaime Cardoso, investigador do INESC TEC e docente na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), explica ainda que “o protótipo vai também permitir ao patologista reportar se o diagnóstico automático está correto, possibilitando a integração de novos dados no desenvolvimento do algoritmo e, desta forma, melhorar o seu desempenho ao longo do tempo”.

A fase de testes do protótipo vai avançar já este mês na IMP Diagnostics e terá como objetivo a avaliação do seu funcionamento no dia-a-dia do laboratório.

O CADPath.AI é um projeto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, financiado pelo Quadro Comunitário Portugal 2020.