Esta plataforma de análise de imagem vai permitir um tratamento precoce e mais eficaz, para uma população diabética mais alargada.

O INESC TEC coordena o projeto SCREEN-DR, que pretende desenvolver uma plataforma automática e distribuída para auxiliar os oftalmologistas no rastreio da retinopatia diabética.

A plataforma tem por base tecnologias de informação e comunicação que avaliam a qualidade das imagens recolhidas do fundo ocular dos pacientes, detetam as imagens normais e atribuem um grau de severidade à patologia, auxiliando o processo de tomada de decisão dos oftalmologistas.

Esta plataforma de análise de imagem vai permitir “um tratamento precoce e mais eficaz, para uma população diabética mais alargada”, refere Aurélio Campilho, investigador do INESC TEC e professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A diabetes é doença com um crescimento rápido a nível mundial e uma das suas complicações mais comuns é a retinopatia diabética, a principal causa de cegueira no mundo industrializado. Apesar de se estimar que cerca de 50% dos diabéticos tipo 2, e de 70% tipo 1, vão desenvolver a doença, esta pode ser evitada com tratamento precoce se diagnosticada numa fase inicial.

Além do INESC TEC, o projeto conta com a participação da Carnegie Mellon University, Universidade de Aveiro, Administração Regional de Saúde do Norte e a BMD Software, com a colaboração do Centro Hospitalar de São João e a First Medical Solutions. É financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal.