A gestão e atualização de bases de dados está, hoje, no centro das preocupações das grandes empresas. Acontece que para, para realizar estas tarefas críticas, a aquisição de hardware dedicado é a solução encontrada pela maioria das organizações, o que acarreta despesas de gestão e manutenção de hardware, a par da necessidade de alocar recursos humanos. Foi precisamente para combater este problema que o INESC TEC ajudou a desenvolver uma plataforma na cloud que promete dar resposta às exigências das empresas, através de uma tecnologia mais fiável, atualizável em tempo real e com custos à medida das necessidades.

Esta inovação tecnológica resulta do projeto europeu CloudDBAppliance – European Cloud In-Memory Database Appliance with Predictable Performance for Critical Applications –, e combina hardware e software para oferecer capacidade de armazenamento de grandes volumes de dados e processamento híbrido e/ou analítico na cloud, permitindo dimensionar a capacidade de processamento de acordo com as necessidades em cada momento.

Já disponível para empresas a operar nos setores da banca, telecomunicações e grande comércio, a nova plataforma permite que aquelas usufruam de dados analíticos em tempo real. Tal traduz-se na possibilidade de implementar serviços marketing de proximidade, calcular preços em tempo real, melhorar a gestão de carteiras de risco e das redes ATM, e portabilidade imediata de números móveis.

Trabalho de equipa

Com um investimento de cerca de 4,8 milhões de euros, o projeto CloudDBAppliance teve início em 2016 e foi desenvolvido por um consórcio, constituído por 12 empresas e instituições de investigação europeias, de sete países. Entre elas contam-se a IKEA Grécia, a JRC, a Wind3 e a Singular Logic.

O INESC TEC é a única entidade portuguesa envolvida no projeto e ficou responsável pelo desenvolvimento dos mecanismos de alta disponibilidade. Ou seja, os processos que garantem a utilização dos dados independentemente da ocorrência de falhas de serviço, provocadas por problemas em servidores ou na rede de comunicação, ou mesmo por catástrofes naturais que causem a perda de conexão entre data centers.

Testes “a doer”

A tecnologia desenvolvida vai agora ser testada em cenário real nas empresas IKEA Grécia, JRC, Wind3 e Singular Logic que foram alvo de demonstração ao longo do projeto.

No caso da IKEA Grécia, a plataforma permitirá que os clientes na loja recebam notificações personalizadas, tendo em conta o seu histórico de compras, preferências e a sua localização na loja.

Já no JRC, a tecnologia desenvolvida no projeto permitirá analisar o risco em carteiras de crédito em tempo real.

Por fim, na Wind 3, empresa de telecomunicações italiana, a plataforma permitirá a portabilidade imediata dos números móveis, ao passo que, na Singular Logic, possibilitará a gestão em tempo real da rede de caixas automáticas na Grécia.

O projeto CloudDBAppliance –  European Cloud In-Memory Database Appliance with Predictable Performance for Critical Applications – recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo número 732051.