Tecnologia inovadora permite identificar alternativas energéticas com menor impacto ambiental e que reduzam custos de produção.

Chama-se ECOPLANNER, foi desenvolvida em parceria com o INESC TEC e é o primeiro software de ecoeficiência desenvolvido em Portugal. A plataforma apresenta, de forma integrada, parâmetros como o consumo de água e de energia, emissões de gases, de resíduos e outros desperdícios associados aos processos de produção.

Esta tecnologia inovadora, que é uma metodologia programada da Ecoinside, permite identificar alternativas com menor impacto ambiental e que reduzam custos com processos de produção. “O ECOPLANNER pode auxiliar as empresas a encontrar processos de produção alternativos, com um menor custo associado, mas também com uma menor pegada ambiental”, refere José Correia (Investigador do INESC TEC).

O piloto desta plataforma online inovadora começa a ser testado pela portuguesa SORGAL, uma das maiores empresas portuguesas de produção de rações animais, já no dia 6 de junho.

O Ecoplanner foi apresentado publicamente na passado dia  31 de maio, no INESC Porto. Este software inovador nasce no âmbito do ECOPLANNER, um projeto QREN liderado pela empresa ECOINSIDE, em que colaboram o INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O projeto conta com o apoio do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.