painel solar

Sistema gera previsões operacionais para uma potência de 16 kW.

O INESC TEC desenvolveu um sistema de previsão de produção solar inteiramente novo no mercado, que vai permitir à empresa Prewind Lda aumentar o número de clientes dos serviços de previsão e promover a sua internacionalização.

Desenvolvido no âmbito do projeto PREVSol (PREVisão da Produção de Energia Elétrica de Base SOLar), em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e com a Prewind, este sistema gera atualmente previsões operacionais para uma potência de 16 kW, correspondente aos painéis fotovoltaicos que se encontram no topo do edifício do INESC TEC e a parques solares localizados em Portugal e Espanha.

O PREVSol baseou-se no desenvolvimento e operacionalização de algoritmos estatísticos e elétricos inovadores para previsão pontual e da incerteza da produção solar, considerando um horizonte temporal máximo de uma semana. Foi ainda desenvolvida uma ferramenta de apoio à decisão na programação das tarefas de manutenção de uma instalação de produção solar.

Com a duração de 15 meses, o trabalho contou com o financiamento do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) do QREN. A Prewind Lda é uma empresa spin-off do INESC TEC, que presta serviços de previsão para a área da energia, especialmente para o setor das energias renováveis.