galiza

Créditos foto: GIE

O INESC TEC desenhou uma plataforma informática, designada de Gabinete de Informação da Eurorregião (GIE), que reúne informação sobre a Eurorregião Galiza-Norte de Portugal. O sistema vai expor a Eurorregião ao mundo, através de mecanismos simples de pesquisa sobre a informação agregada a partir dos sistemas das entidades parceiras.

Projetos, eventos, teses, notícias, publicações, produtos e serviços são alguns dos exemplos da informação que pode ser encontrada na nova ferramenta. Espera-se que esta plataforma colaborativa (composta por 44 instituições de Portugal e Espanha) facilite o desenvolvimento e progresso da eurorregião, a aproximação de instituições, bem como a partilha de experiências e problemas comuns.

A ferramenta poderá também, no futuro, despoletar a colaboração conjunta das várias entidades que a integram em projetos europeus.

Além da conceção da plataforma, a equipa do INESC TEC apoiou tecnicamente a interligação com as várias instituições parceiras (desde autarquias, universidades, politécnicos, institutos, centros tecnológicos, associações setoriais e empresariais e estruturas sindicais).