O INESC TEC é um dos parceiros do projeto europeu TDX-ASSIST, do qual resultou no desenvolvimento de duas ferramentas inovadoras que promovem a comunicação e a coordenação entre o operador da rede de transporte (ORT) e o operador da rede de distribuição (ORD) de energia.

Num contexto em que ORT e ORD dispõem de poucos mecanismos de coordenação entre si, estas novas ferramentas abrem espaço a uma melhor definição e manutenção dos pontos de operação nas subestações de interface, otimizando a gestão de ambas as redes de energia face à incerteza da produção renovável.

A ferramenta Interval Constrained Power Flow (ICPF) permite encontrar as áreas de flexibilidade nas subestações de interface constituídas por diversos pontos de operação, ajudando os ORT/ORD não só a perceber os limites de potência ativa e reativa trocados nessas subestações, mas também a decidir em conjunto os pontos de operação para as próximas 24 horas.

Após seleção dos pontos de operação, a ferramenta Stochastic Sequential Optimal Power Flow (SSOPF) otimiza os controlos na rede de distribuição, nomeadamente a posição das tomadas dos transformadores e das baterias de condensadores, e a ativação das flexibilidades existentes, para manter as trocas de potência ativa e reativa previamente acordadas pelos operadores de rede considerando a variabilidade da produção renovável. Esta ferramenta minimiza o número de ações a tomar ao longo das próximas 24 horas, otimizando a utilização dos diversos equipamentos.

Estas ferramentas trazem benefícios tanto para o ORT como o ORD, através do conhecimento com rigor das trocas nas subestações primárias para as próximas 24 horas e da otimização das redes em conformidade com vista à minimização de perdas e dos trânsitos de potência reativa. Também para os consumidores alavanca o desenvolvimento de mercados locais de flexibilidade para participação ativa na operação das redes.

Ambas as ferramentas foram testadas com sucesso em ambiente real, através de uma colaboração entre o INESC TEC e a E-REDES. Estão agora prontas para serem escaladas e implementadas em vários cenários.

Sobre o TDX-ASSIST

O TDX-ASSIST é um projeto europeu focado no desenvolvimento de uma infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação para facilitar as futuras interações entre ORT e ORD.

Além das ferramentas desenvolvidas pelo CPES, o projeto incluiu o desenvolvimento de mecanismos de normalização da informação (Common Information Model – CIM) trocada entre os dois operadores e uma plataforma de interação que assegura a proteção de dados, a interoperabilidade e a escalabilidade necessárias a um contexto de operação coordenada.

O TDX-ASSIST foi financiado pela Comissão Europeia e liderado pela Brunel University London. Do consórcio fizeram ainda parte outras instituições europeias: EDF R&D (França), Fraunhofer IEE (Alemanha), R&D Nester (Portugal), OFFIS (Alemanha), ENTSO-e (Bélgica), REN (Portugal), E-REDES (Portugal), EIMV (Eslovénia), ELES (Eslovénia), Elektro Gorenjska (Eslovénia) e INESC TEC (Portugal).