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Ferramenta pretende aumentar o lucro da empresa ao atualizar, várias vezes por dia, os preços nos e-brokers para cada tipo e data de aluguer pesquisável (Foto: DR).

O INESC TEC está a desenvolver, em parceria com a Guerin Car Rental Solutions, uma ferramenta que permite definir os preços dos produtos desta empresa de aluguer de automóveis disponíveis em websites de e-brokers: intermediários que representam e comparam diferentes competidores. Esta ferramenta pretende aumentar o lucro da empresa ao atualizar, várias vezes por dia, os preços nos e-brokers para cada tipo e data de aluguer pesquisável pelo cliente, com base na monitorização da ocupação da frota e dos preços dos competidores.

No negócio do aluguer de automóveis, o custo de inutilização de frota é crítico para os resultados financeiros, estando os preços normalmente relacionados com o nível de ocupação, como acontece, por exemplo, com o preço de bilhetes de avião. No entanto, neste canal de venda através de e-brokers, devido à grande transparência entre competidores, a resposta dos consumidores ao preço definido está também altamente dependente do seu posicionamento no mercado, isto é, se a empresa fornece o aluguer mais barato ou não.

Intitulado “Modelo de apoio às decisões de pricing”, o projeto do INESC TEC irá resultar no desenho e implementação de um sistema de atualização dos preços desta empresa de aluguer de automóveis nos websites de e-brokers. Trata-se de um processo especialmente crítico neste setor de atividade devido à baixa diferenciação dos produtos.

O resultado final será a integração deste sistema com o sistema de gestão de frota, o sistema de extração de preços no mercado, e o sistema de comunicação com os e-brokers, resultando num processo autónomo que, várias vezes por dia, monitoriza, otimiza e atualiza os preços da empresa.

Neste projeto, o INESC TEC está responsável pelo desenho do sistema global e integração dos diferentes sistemas, pela criação da interface de parametrização, gestão e controlo do sistema, e pelo desenvolvimento dos diferentes módulos do processo de atualização do pricing, que incluem a heurística adaptativa, a geração de outputs e indicadores, e a criação de calendários de cálculo que priorizam os preços a recalcular. O trabalho conta com o envolvimento dos investigadores Beatriz Brito Oliveira, José Fernando Oliveira e Maria Antónia Carravilla.