Plataforma inovadora visa aumentar a produtividade e melhorar a sustentabilidade das cadeias de abastecimento de base florestal.

O INESC TEC iniciou recentemente o projeto europeu FOCUS (Advances in Forestry Control and Automation Systems in Europe), na área da tecnologia de controlo e gestão da exploração florestal.

O FOCUS tem como objetivo desenvolver uma plataforma inovadora  que possibilite o planeamento e controlo integrado das operações da floresta-à-fábrica, de forma a aumentar a produtividade, reduzir os custos operacionais e melhorar a sustentabilidade das cadeias de abastecimento de base florestal na Europa. “A ideia central é controlar em “tempo-real” as operações em curso, desde antecipar o desempenho de toda a cadeia de abastecimento até verificar o cumprimento dos objetivos operacionais”, explica a coordenadora do projeto e investigadora do INESC TEC, Alexandra Marques.

O projeto garantirá melhorias significativas na automação dos equipamentos para o setor florestal desenvolvidos por Pequenas e Médias Empresas (PME) europeias, além de potenciar a oferta de soluções inteligentes de planeamento e controlo que podem ser ajustadas às necessidades das indústrias florestais em cada pais.

O FOCUS terá ainda impactos no aumento da sustentabilidade, qualidade e segurança das operações, bem como na competitividade e comercialização dos produtos florestais. Algumas das componentes da plataforma FOCUS serão open-source.