A exposição conta com um conjunto de retratos dos colaboradores envolvidos no projeto SCREEN-DR.

“Olha e Vê. Sente e Vive” e “Outros Retratos e Auto-retratos” é o mote da exposição fotográfica e de uma série de conferências que o INESC TEC organiza no âmbito do projeto SCREEN-DR, sobre o rastreio da retinopatia diabética.

A iniciativa combina elementos informativos sobre o projeto de investigação SCREEN-DR com um projeto fotográfico materializado numa série de imagens e vídeos, e ainda várias conferências sobre o tema da visão, do olhar e da imagem, do ponto de vista tanto artístico como tecnológico.

O desafio consistiu em construir objetos com significado fotográfico e artístico a partir de imagens captadas com fins estritamente médicos”, explica Renato Roque, fotógrafo e engenheiro de formação, que coordena a iniciativa juntamente com Aurélio Campilho, coordenador do C-BER e professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

Renato Roque fez um conjunto de retratos dos colaboradores envolvidos no projeto e um conjunto de auto-retratos, a partir de imagens do fundo do olho, bem como um vídeo com retratos efetuados durante a recolha das retinografias. À série fotográfica e ao vídeo, que integram a exposição, chama, por isso, “Outros Retratos e Auto-retratos”.

A inauguração de “Outros Retratos e Auto-retratos” acontece a 23 de fevereiro, pelas 16h00, no MIRA FORUM, Porto. Com entrada livre, a exposição pode ser visitada até ao dia 16 de março.

Além do espaço expositivo, haverá também conferências com entrada livre. No dia 9 de março, a partir das 16h00, Renato Roque abordara “A cegueira como forma de visão na poesia e fotografia”, por Renato Roque; enquanto Manuel Valente Alves vai revisitar a “A História da Imagem Médica”, Já no dia 16 de março, também a partir das 16h00, Fernando Tavares, urélio Campilho e Constantino Sakellarides serão protagonistas de três sessões sobre “A imagem médica e o rastreio”,  “A imagem médica e a inteligência artificial”, e “Ver a Saúde com outros olhos”, respetivamente.

A retinopatia diabética e o rastreio tecnológico

A retinopatia diabética é uma complicação da diabetes, uma das doenças com maior crescimento a nível mundial. Trata-se da principal causa de cegueira no mundo industrializado e o seu tratamento pode ter sucesso se for diagnosticada numa fase inicial, daí a importância das operações de rastreio.

A plataforma do SCREEN-DR tem por base tecnologias de inteligência artificial que avaliam a qualidade das imagens recolhidas do fundo ocular, deteta as imagens normais e atribui um grau de severidade à patologia, auxiliando o processo de tomada de decisão dos oftalmologistas.

Além do INESC TEC e da FEUP, o projeto SCREEN-DR conta com a participação de Carnegie Mellon University (EUA), Universidade de Aveiro, Administração Regional de Saúde do Norte e a BMD Software, com a colaboração do Centro Hospitalar de São João e a First Medical Solutions. É financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal.