O Laboratório viu reconhecido o seu trabalho em áreas como os Sistemas de Energia, Computação Gráfica, Sistemas Confiáveis e Sistemas de Computação.

Ao longo do ano de 2012, o trabalho desenvolvido pelos investigadores do INESC TEC (Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto), a grande maioria dos quais docentes e estudantes da Universidade do Porto,  foi por diversas vezes premiado através de Prémios Literários, Best Papers Awards e lugares cimeiros em competições de Ciência e Tecnologia. As distinções foram transversais a todas as unidades do Laboratório Associado e o reconhecimento chegou sobretudo do estrangeiro.

A Investigação e Desenvolvimento com chancela INESC TEC foi distinguida por 16 vezes em 2012. Os investigadores deste Laboratório Associado conquistaram nove Best Paper Awards nas áreas de Sistemas de Energia, Computação Gráfica, Sistemas Confiáveis e Sistemas de Computação. Outros prémios incluíram menções honrosas, classificações de outstanding e classificações de melhor apresentação. A área da Robótica destacou-se em 2012 pela presença forte em competições dentro e fora de portas. Os investigadores do INESC TEC conquistaram o robot@factory, durante o Festival Nacional de Robótica em Guimarães, e sagraram-se campeões do mundo de Veleiros Robóticos com o veleiro FAST.

Os projetos liderados pelo INESC TEC foram igualmente alvo de reconhecimento externo em 2012. Na área das Telecomunicações e Multimédia, o destaque vai para a aplicação musical GimmeDaBlues, que conquistou um dos Prémios ZON Criatividade em Multimédia 2011, e para a investigação na área do cancro da mama, que foi homenageada pela Sociedade Portuguesa de Senologia no âmbito do Congresso Nacional de Senologia. O projeto Shoe ID, na área de sistemas de produção, valeu o Prémio Inovação Tecnológica Fileira do Calçado 2012 à empresa Creativesystems. Finalmente, o projeto “Minha”, ligado ao desenvolvimento de software confiável para “cloud computing”, foi distinguido com um Google Research Award.

Entre as distinções de 2012, destaque ainda para o  Special Award do Study Committee C6 da CIGRÉ (International Council on Large Electric Systems) atribuído a João Peças Lopes, diretor do INESC Porto. Já João Gama venceu no Brasil o Prémio Jabuti 2012, na categoria de Tecnologia e Informática, com a obra “Inteligência Artificial: Uma abordagem de aprendizado de máquina”.

Saiba mais na última edição do BIP (Boletim do INESC TEC).