Iniciativa inclui um debate e uma mostra tecnológica sobre os Sistemas de Energia do Futuro. (Foto: DR)

“Os Sistemas de Energia do Futuro” constituem o mote para a discussão e mostra tecnológica que, no próximo dia 29 de maio, vão reunir empresas multinacionais, PME, investigadores, estudantes e membros do Governo, no grande auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A organização está a cargo do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e tem o carimbo da Comissão Europeia.

A primeira parte do evento começará por apresentar algumas das soluções tecnológicas que o INESC TEC tem vindo a desenvolver na área da energia – com recurso a novas tecnologias para redes elétricas inteligentes, novos modelos de mercado de eletricidade e soluções baseadas em inteligência artificial – e que vão contribuir para a materialização de uma visão futura do sistema elétrico de energia 100% renovável.

Entre as tecnologias apresentadas incluem-se, por exemplo, um drone para inspeção de linha elétricas para reduzir o risco humano, custos operacionais e tempo; um sistema de gestão inteligente de consumo energético em casa ajustado às preferências dos utilizadores; uma plataforma de gamificação dedicada à maximização da eficiência energética e dotada de sensores capazes de monitorizar níveis de humidade, temperatura, concentração de CO2 ou luminosidade; um inversor inteligente para produção e armazenamento de energia fotovoltaica em ambiente doméstico; ou uma caixa de comunicações wireless para aplicação em plataformas offshore de fontes de energia renováveis.

O segundo painel vai reunir especialistas na área da energia que cobrem toda a cadeia de valor do setor elétrico. António Sá da Costa, antigo presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis e atual presidente da EREF (European Renewable Energies Federation), participará na discussão para abordar o tema das energias renováveis. Aurélio Blanquet, diretor na EDP Distribuição, vai participar no debate dando a perspetiva da rede elétrica de distribuição, já António Ramalho, CEO da EFACEC, falará sobre a tecnologia para as redes elétricas do futuro e mobilidade elétrica. O antigo presidente da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços de Energia) e atual presidente da NEWES Jorge Vasconcelos partilhará a visão sobre os mercados de eletricidade. Albino Marques, da REN, e Isabel Oliveira, da DECO darão a perspetiva do gestor do sistema e rede de transporte e dos consumidores de energia, respetivamente.

O evento organizado pelo INESC TEC é apoiado pela iniciativa Energy Days, organizada pela Comissão Europeia no âmbito da Sustainable Energy Week. Os Energy Days são atividades que pretendem promover uma transição para a energia limpa e podem ser organizados por diferentes instituições, públicas ou privadas, nos diferentes países europeus.

A participação é gratuita, mas de registo obrigatório até 30 de abril aqui.

Mais informações aqui.