Entre as tecnologias em exposição vão estar pontos de acesso voadores para disponibilizar acesso à Internet em eventos temporários .

Entre as tecnologias em exposição vão estar pontos de acesso voadores para disponibilizar acesso à Internet em eventos temporários .

No dia 6 de maio, a partir das 14h30 e até às 17h30, o INESC TEC  vai abrir portas ao público geral para mostrar tecnologias inovadoras destinadas às áreas da saúde, do mar, smartphones, música, multimédia, redes sem fios, media e segurança. No total vão ser 20 as tecnologias em exposição na iniciativa que marca o início da comemoração dos 30 anos do INESC TEC no Porto.

Tecnologias de planeamento para cirurgia de tratamento de cancro da mama, monitores de eletrocardiogramas de baixo custo, ferramentas automáticas para análise de colposcopias digitais, ferramentas que conseguem prever a popularidade de notícias online, aplicações tecnológicas que têm como objetivo compor, manipular e experienciar a música, pontos de acesso voadores para disponibilizar acesso à Internet em eventos temporários, comunicações subaquáticas ou transferência de energia sem fios são alguns dos exemplos das tecnologias que vão estar em mostra no INESC TEC esta quarta-feira.

O “Open Day do CTM” (Centro de Telecomunicações e Multimédia), um dos 12 centros do laboratório, tem como objetivo, por um lado, demonstrar a sua capacidade para a inovação e produção de resultados científicos de alta qualidade e, por outro, criar uma oportunidade para identificar sinergias e estabelecer futuras parcerias, tanto no mercado português como no de exportação.

“O INESC TEC é um instituto que não se limita a fazer investigação fundamental. O nosso objetivo é abranger toda a cadeia de valor na conceção de um projeto, desde a produção de conhecimento, à investigação aplicada, ao seu desenvolvimento e, por último, à colocação do produto no mercado. Nós produzimos e gerimos ciência e a nossa relação com o mundo empresarial é cada vez maior, prova disso é o facto de atualmente 40% dos resultados dos projetos do INESC TEC já estarem integrados nos processos de negócios de empresas”, refere Augustin Olivier, adjunto da Direção do INESC TEC.

É nesse sentido que empresas como a EFACEC, a InovRetail ou a Wavecom vão marcar presença esta quarta-feira no “Open Day do CTM” para apresentar resultados de projetos desenvolvidos com a colaboração do INESC TEC. Soluções de comunicações sem fios para contadores elétricos, plataformas que medem o comportamento dos consumidores em ambientes de retalho e comunicações micro-ondas que operam através de banda livre, respetivamente, são outros exemplos de tecnologias que vão estar em mostra e que provam a relação, cada vez maior, com o mundo empresarial.

O “Open Day do CTM” vai realizar-se no edifício sede do INESC TEC no Porto, no Campus da FEUP, e as tecnologias vão estar expostas nos Auditórios A e B.

Mais informação pode ser encontrada em http://opendayctm.inesctec.pt.