30_logo_300x200O INESC comemora este ano 30 anos de existência no Porto. Para assinalar três décadas de produção de conhecimento e transferência de tecnologia, o INESC TEC está a preparar um conjunto de iniciativas de caráter científico e cultural.

Um congresso sobre Inovação nas TIC e Mostra INESC TEC; uma conferência sobre as Instituições de Interface na Missão das Entidades de Ensino Superior e as Novas Formas de Gestão da Ciência; ou um concerto comemorativo na Casa da Música são alguns dos eventos abertos a toda a comunidade que já estão a ser preparados para este ano.

E porque em três décadas o INESC no Porto cresceu, renovou-se, abraçou novas áreas de investigação e novos polos, a produção científica e tecnológica mais relevante vai ser selada num livro comemorativo e em 30 documentários temáticos para exibição em televisão.

Com 30 anos mas mantendo um espírito jovem e irreverente, é este o mote da iniciativa sobre ciência promovido por jovens investigadores. De referir ainda a mudança que será em breve visível nas instalações do edifício sede, com fachada e espaços interiores a acolherem uma nova imagem corporativa, que já foi reinventada por forma a assinalar o 30º aniversário.

Criado em 1985 para constituir uma interface entre o mundo académico e o mundo empresarial da indústria e dos serviços, bem como a administração pública, no âmbito das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica, o INESC TEC (anteriormente denominado INESC Norte, INESC no Porto e INESC Porto) tem seis polos no Porto (sede), Braga e Vila Real, agrega 12 Centros de I&D e uma Unidade Associada com competências complementares e vocacionadas para o mercado internacional.

O empenho da Universidade do Porto foi fundamental na criação do INESC no Porto e  no êxito do projeto destes 30 anos, sendo ainda hoje a UPorto o associado maioritário do INESC TEC (a par do INESC e Instituto do Politécnico do Porto). A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto formaram o núcleo fundador do INESC no Porto.

Atualmente com mais de 800 colaboradores (entre os quais 300 doutorados), constitui um núcleo denso de desenvolvimento científico e tecnológico em Portugal, com uma presença internacional assinalável. A sua atividade visa a Investigação Científica e o Desenvolvimento Tecnológico, mas também a Consultoria e Formação Avançada, bem como a Transferência de Tecnologia e o Lançamento de Novas Empresas de Base Tecnológica.