Natural da Ilha Terceira, nos Açores, Inês Ferreira já sabia que queria estudar no Porto “antes mesmo de escolher o curso”. Assim, apesar da grande distância entre a terra natal e a Universidade, a escolha pelo mestrado integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura (FAUP) foi “fácil”.

Quase dois anos depois, a decisão da estudante de 20 anos não poderia ter sido mais acertada. O curso “superou as minhas expectativas e foi uma confirmação da decisão que tomei”, reforça Inês.

Com uma média de 17,25 valores no 1º ano do curso, Inês Ferreira foi, juntamente com a sua irmã gémea, Patrícia Ferreira, um dos 20 estudantes da U.Porto distinguidos com o Prémio Incentivo 2022. Na opinião de Inês, “é sempre bom sermos reconhecidos pelo nosso trabalho” e esta distinção permite, ainda, a dedicação a “projetos que já há algum tempo tinha em mente”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Sempre gostei muito do Porto, por isso, mesmo antes de escolher o curso, já sabia que queria vir para aqui!

– O  que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O que mais me fascinou durante este primeiro ano foi o meu curso, superou as minhas expectativas e foi uma confirmação da decisão que tomei.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Na minha faculdade, gostava de ter um espaço oficinal e sei que há problemas com as instalações na FBAUP que precisam de ser resolvidos urgentemente.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

É sempre bom sermos reconhecidos pelo nosso trabalho e, além disso, permitirá que me dedique a projetos que já há algum tempo tinha em mente.

– Quais são os teus planos para o futuro?

Os mais recentes são ir à Colômbia e tirar a carta de marinheiro.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Desafiante.