“Uma das faculdades mais prestigiadas a nível nacional, ter reconhecimento internacional e uma qualidade de ensino de excelência”. É desta forma que Inês Delgado apresenta a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), onde viveu um ano “desafiante e exigente” enquanto “caloira” da licenciatura em Ciências do Desporto. Não é por isso que deixa de resumir a U.Porto na palavra “prestígio”, onde pode “estudar aquilo que gosto com pessoas que partilham o mesmo interesse e carinho que eu por esta área”.

Em jeito de balanço, a jovem da Póvoa de Varzim confessa ter-se tornado “mais independente com os desafios que a vida académica me foi proporcionando”. Aos 21 anos, é difícil fazer planos a longo prazo, especialmente nesta altura de “incertezas”, mas sabe, desde já, que quer “trabalhar nesta área e fazer aquilo que mais gosto”. 

Com uma média de 17,22 valores no final do primeiro ano do curso, Inês Delgado é um dos 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2021. Uma “surpresa” que, para a estudante, “recompensa por todo o esforço durante o primeiro ano e um incentivo para continuar a dar o máximo de mim, procurar sempre fazer mais e melhor”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?  

Os principais motivos foram a proximidade à minha área de residência bem como a FADEUP ser uma das faculdades mais prestigiadas a nível nacional, ter reconhecimento internacional e uma qualidade de ensino de excelência.  

– De que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?  

Este primeiro ano foi desafiante e exigente onde tive a oportunidade de abrir os meus horizontes em várias áreas. Destaco o poder estudar aquilo que gosto com pessoas que partilham o mesmo interesse e carinho que eu por esta área. Tornei-me também mais independente com os desafios que a vida académica me foi proporcionando.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?  

Não tenho assim grandes ideias inovadoras, mas talvez haver uma maior diversificação no método de avaliação de algumas unidades curriculares. Um investimento na renovação de algumas infraestruturas da U.Porto também seria uma boa ideia.  

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?  

Queria desde já agradecer à U. Porto este prémio. Foi uma surpresa, mas agradável recompensa por todo o esforço durante o primeiro ano e um incentivo para continuar a dar o máximo de mim, procurar sempre fazer mais e melhor.  

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?  

É me difícil delinear planos a longo prazo, principalmente vivendo num mundo em constante mudança e cheio de incertezas, mas sei que queria trabalhar nesta área e fazer aquilo que mais gosto. O melhor seria em Portugal, mas não fecho portas a outras oportunidades.  

– Se tivesses de descrever a U. Porto numa palavra, qual seria?  

Prestígio.