Natural da Lixa, Inês Branco frequenta atualmente o segundo ano da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Reconhece que o percurso até aqui “foi desafiante”, mas valeu a pena pelo “reconhecimento” do seu trabalho.

Do primeiro ano na Universidade, a estudante de 19 anos destaca o desafio que foi sair da “área de conforto” e adaptar-se “à carga de trabalho”. Contudo, não esquece as coisas boas que a U.Porto lhe trouxe, nomeadamente a possibilidade de “conhecer estudantes de outros anos, que estão sempre dispostos para nos esclarecer sobre qualquer assunto”.

O ano de estreia da futura nutricionista ficou ainda marcado pelos bons resultados académicos, traduzidos numa média de 16,85 valores que lhe vale um lugar entre os 20 estudantes da U.Porto reconhecidos com o Prémio Incentivo 2023. Uma distinção que Inês Branco encara como um “incentivo para continuar a trabalhar e a dar o melhor de mim”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

No momento da candidatura, não pensava muito na localização da Universidade mas sim no curso ao qual me estava a candidatar.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O primeiro ano na Universidade foi desafiante pois saí da minha área de conforto e custou-me um bocado a adaptar à carga de trabalho. Considero que a praxe marcou muito este ano uma vez que me ajudou na integração com os meus colegas, mas também a conhecer estudantes de outros anos, que estão sempre dispostos para nos esclarecer sobre qualquer assunto.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Em relação à minha Faculdade, gostava que houvesse uma cantina pois torna-se incómodo ter que me deslocar para outras faculdades.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Este prémio representa o reconhecimento do meu trabalho e serve como incentivo para continuar a trabalhar e a dar o melhor de mim.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Não costumo pensar muito neste assunto, mas neste momento interesso-me mais pela área de nutrição relacionada ao desporto.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Prestígio.