O INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial vai participar em oito projetos colaborativos enquadrados nos programas europeus de liderança industrial, nas áreas de nanotecnologia, materiais avançados, biotecnologia e processos avançados de fabrico, e dos desafios societais, nas áreas do transporte inteligente, verde e integrado, bem como da energia segura, limpa e eficiente.

No total são mais de quatro milhões de euros provenientes do programa Horizonte 2020, que financia a Investigação & Desenvolvimento na União Europeia, a serem executados nos próximos quatro anos.

Estes projetos vão criar soluções para diversos setores, como o energético, o marítimo e naval, a saúde ou a construção. Está previsto o desenvolvimento de novos materiais, estruturas e processos para aplicação em turbinas offshore e embarcações, para a reparação e regeneração de tecidos biológicos, e para novas soluções para a construção.

“Ao nível do que mais de avançado se faz na Europa”

“Este resultado é fruto do investimento que realizámos nos últimos anos para tornar o INEGI relevante e competitivo a nível europeu no desenvolvimento de soluções tecnológicas para dar resposta aos desafios da indústria. A participação nestes projetos permite-nos estar ao nível do que mais de avançado se faz na Europa e transferir esse conhecimento para a indústria nacional”, destaca José Sampaio, responsável pela área de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto.

O INEGI vai contribuir para estes projetos com competências chave, nas áreas dos materiais compósitos, caracterização avançada de materiais, biomecânica computacional e simulação de processos de fabrico, eficiência energética e sustentabilidade, assim como da valorização de soluções estruturais de alto-mar.

Sobre o INEGI

O INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial é um Centro de Interface Tecnológico (CIT) vocacionado para a realização de atividades de investigação e de inovação de base tecnológica, transferência de tecnologia, consultoria e serviços tecnológicos, orientadas para o desenvolvimento da indústria e da economia em geral.