O INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial está à procura de 100 famílias voluntárias para integrarem um estudo que tem como objetivo avaliar a eficácia de estratégias comportamentais na melhoria da eficiência energética. Os participantes devem residir no distrito do Porto, ter Wi-Fi em casa, e habitar com crianças até aos 12 anos de idade.

Sob a coordenação da equipa de especialistas do INEGI, os voluntários vão ajudar a testar uma metodologia inspirada na ciência comportamental. “Queremos comprovar que esta metodologia ajuda a reduzir o consumo, ao mesmo tempo que garante um ambiente saudável e confortável para famílias com crianças pequenas”, explica Zenaida Mourão, responsável pelo projeto no INEGI.

Neste teste piloto, as famílias vão usar uma aplicação para smartphones e receber recomendações periódicas para melhor gerir o uso de energia em casa. Estes «empurrões» serão personalizados a cada família, já que se vão basear em informação recolhida por equipamentos de medição do consumo de energia e sensores para monitorização da qualidade do ar interior instalados na habitação.

Os interessados podem aceder à brochura de informação para saber mais pormenores, e inscrever-se aqui.

Aposta na ciência comportamental para combater desperdício energético

Esta iniciativa piloto portuguesa decorre no âmbito do NUDGE, um projeto europeu que se propõe a abrir caminho a novas políticas energéticas com base na ciência comportamental, contribuindo para o aumento da eficiência energética nos edifícios a nível europeu.

A urgência e profundidade das mudanças comportamentais necessárias para mitigar as alterações climáticas exige um grande esforço por parte de cada um de nós. Mas mudar hábitos e rotinas não é um processo fácil, e uns «empurrões» (em inglês, nudges) na direção certa podem fazer a diferença.

O projeto envolve 10 instituições e será posto em prática em Portugal, sob a responsabilidade do INEGI, bem como na Bélgica, Alemanha, Grécia e Croácia.

O projeto NUDGE – NUDging consumers towards enerGy Efficiency through behavioral science é cofinanciado pela União Europeia, enquadrado no COMPETE 2020 (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização), no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.